Como vimos no texto: Chatbot e a inovação no atendimento. Confira, o chatbot facilita a interação entre o cliente e a empresa na hora de solucionar problemas ou simplesmente pedir informações.

Vimos também que, disponibilizar esse formato de comunicação nas redes sociais utilizadas, facilita a vida do usuário e ainda torna mais intuitivo o processo de contatar uma empresa, principalmente por estar disponível em um local familiar a este contato, as redes sociais.  

Se tratando de chatbot nas redes sociais, falamos sobre o processo de utilizar esse recurso no WhatsApp, principal rede de mensagens.

No texto de hoje, vamos trazer o Facebook Messenger e o Telegram, como outras opções de comunicação que podem ser pensadas e combinadas a sua estratégia de otimização do diálogo com seu cliente. 

É preciso destacar que antes de ativar o chatbot em seus canais é preciso definir qual será o uso.

Seja para ensinar o usuário a concluir uma ação, solicitar um documento ou até mesmo encaminhar para esse cliente uma lista de produtos ou serviços oferecidos pelo seu negócio.

Tudo isso considerando a personalização do contato, não esqueça! 

Por isso é indispensável pesquisar e alinhar seus objetivos com o que é esperado pelo cliente, assim é possível definir também qual melhor meio de entrar em contato com ele, qual melhor tom para se utilizar e quais características devem estar presentes em seu chatbot. 

Lembre-se que é fundamental deixar o seu chatbot humanizado, para conquistar o cliente e tornar sua experiência algo mais confortável.

Então capriche também nos elementos visuais que fazem parte do seu chatbot, bem como no nome utilizado pelo atendente virtual.  

Outro aspecto super importante a ser mencionado é que, o chatbot pode estar presente de modo integrado (quando é criado em um site e, em seguida, disponibilizado na plataforma escolhida), como pode ser construído na própria rede. 

O Telegram, por exemplo, é uma das redes que oferece mais simplicidade no momento de configuração do chatbot.

E se você pensa que é uma rede social distante do público, saiba que 53% dos smartphones brasileiros utilizam o Telegram e que graças às inúmeras facilidades e recursos, a rede social tem se tornado cada vez mais atrativa aos usuários de serviços de mensagens. 

Ou seja, se faz sentido para o seu público e a sua persona, busque se adequar aos canais em que existe uma demanda de comunicação para sua empresa.

Temos aqui no blog alguns textos que podem te auxiliar na hora de identificar quais canais são esses, confira nossas indicações a seguir: 

Descubra qual a rede social certa para o seu negócio 

O que é persona e qual a importância para o seu negócio 

Como escolher a estratégia de marketing certa para o seu negócio 

Planejamento para 2022- Como organizar?  

Como funciona o chatbot do Telegram?

O Telegram combina duas possibilidades, tanto de integração do chatbot quanto seu desenvolvimento a partir do contato com o @BotFather (bot pai, responsável por instruir os usuários quanto aos procedimentos de criação de chatbot na rede).

O chat é verificado e possui um selo já que se trata de um canal oficial do Telegram para o desenvolvimento de chatbots. 

Vale destacar também que o uso do chatbot no Telegram é rapidamente ativado desde que o chatbot concorde com as normas de uso no aplicativo.

Caso você se interesse pela parte mais técnica do processo que envolve o desenvolvimento do chatbot, clique aqui para acessar essas informações diretamente na plataforma do Telegram. 

O uso do chatbot no Telegram pode ser explorado de diversas maneiras, isso quer dizer que a sua simplicidade no momento de desenvolvimento não limita a personalização do seu uso.

Em seus chatbots, estão disponíveis recursos que funcionam muito bem em processos de integração com emails, envio de notificações personalizadas e demais recursos focados na otimização do chat para os usuários. 

Quanto ao Facebook Messenger, a integração ocorre diretamente na plataforma através de sites que disponibilizam a criação do chatbot.

Então, recorrendo mais uma vez a API (Interface de Programação de Aplicações) tanto dos servidores do próprio Facebook, quanto dos sites que produzem o chatbot, se constrói uma comunicação virtual otimizada. 

Agora, você já sabe que pode turbinar a comunicação com o seu cliente, seja nas redes sociais ou através do seu site utilizando o chatbot.

Caso tenha se interessado em inserir mais inovação e deseje oferecer esse formato de comunicação para seus clientes e dinamizar o processo de comunicação em sua empresa, saiba que pode entrar em contato com a Cósmica!

Oferecemos esse e outros serviços focados estrategicamente no crescimento de negócios com o marketing digital. Esperamos seu contato!