A mudança do consumidor em se relacionar com o produto é a chave que tem tornado as redes sociais importantes no processo de vendas. 

E, com cada vez mais recursos para facilitar a vida dos vendedores e usuários, algumas vem se destacando no processo. 

Entre elas, trataremos do Whatsapp Business e os benefícios de utilizar esta rede como seu canal de vendas. 

O Whatsapp Business 

Antes de entender toda estrutura necessária para gerar vendas neste canal, vamos conhecer alguns dados relevantes sobre a rede. 

Quando surgiu? 

O Whatsapp surgiu em 2009 com a simples proposta de oferecer uma versão alternativa ao SMS para troca de mensagens. 

No ano de 2014, com a popularidade altíssima, a rede foi comprada pelo Facebook.  

Entretanto, a versão business só foi lançada em 2018, para auxiliar empreendedores a diversificar seus canais de comunicação com o cliente.

Trataremos sobre ela e seus recursos  ao longo do texto. 

Ferramentas disponíveis na versão Business 

Como alternativa de canal estratégico, o whatsapp business oferece alguns recursos para incrementar a comunicação com os clientes, são eles: 

- Etiquetas personalizadas para organizar os contatos e seus estágios,

O dia a dia é marcado por um fluxo alto de mensagens trocadas, informações e contatos. 

Para não perder aquele cliente, nem deixar de responder informações importantes, adicionar etiquetas te auxilia a direcionar a comunicação. 

Com a possibilidade de priorizar comunicações urgentes e agilizar o serviço prestado ao cliente. 

- Mensagens automáticas,

A versão de mensagens automáticas é excelente para fornecer ao cliente orientações sobre o canal que ele está utilizando para falar com sua empresa. 

Além de agilidade, o processo demonstra organização, profissionalismo e cuidado com os estágios iniciais da sua comunicação com o cliente. 

Ele também pode ser incrementado com o uso de chatbots e te explicamos mais sobre o processo nos links a seguir: 

Chatbot é a inovação no atendimento- Confira

Descubra como utilizar o chatbot nas redes sociais  

- Respostas rápidas,

Esse recurso permite que o usuário envie comandos específicos e receba informações rápidas. 

Por exemplo, ao digitar em seu teclado algum número ou símbolo, automaticamente receberá uma resposta para aquele pedido. 

Essa alternativa é ótima para lidar com perguntas e dúvidas frequentes de seus clientes. 

Ela também funciona de maneira complementar ao uso de mensagens automáticas. 

- Catálogo 

Dessa forma o cliente pode visualizar uma série de imagens dos seus principais produtos ou serviços. 

Navegando rapidamente entre as opções oferecidas e comparando as informações. 

Na seção de catálogo você informa o nome do item, o preço, adiciona códigos e também pode colocar links de redirecionamento. 

Assim o cliente pode ser direcionado a página de vendas ou o site da sua marca, gerando tráfego para o site. 

Perceba que, a rede também pode ser utilizada para SAC ou canal de atendimento direto. 

Quem utiliza a rede? 

Todo mundo! (praticamente) E essa generalização tem fundamento. 

Confira os seguintes estatísticas apresentados pela OBERLO em relação ao WhatsApp: 

- No Brasil, existem 120 milhões de usuários, 

- Aproximadamente 5 milhões de empreendedores utilizam o Whatsapp business, 

- O Whatsapp está instalado em 99% dos celulares do Brasil,  

- Seu uso diário é de 98% por brasileiros. 

Vendas no WhatsApp 

Estrategicamente, o WhatsApp possui diversas formas de ser utilizado. 

Principalmente por ser um canal disponível para praticamente todos os seus contatos. 

Por isso deve ser utilizado como um aliado. 

Se a sua empresa já tem um canal de vendas consolidado, o WhatsApp pode funcionar como um canal extra, voltado para ações como: 

- lembrete do andamento de transações, 

- agendamento de reuniões, 

- fechamento de vendas, 

Claro, que é preciso considerar o interesse do seu cliente e a disponibilidade em utilizar esse canal para tratar dessas questões. 

Também é preciso se atentar a alguns cuidados antes de começar a utilizar o canal.  

Vejamos quais são os cuidados a seguir.

- Não utilize os números pessoais dos vendedores, 

- Disponibilize claramente as informações a respeito de cada canal utilizado, especialmente o whatsapp, 

- Configure mensagens automáticas, 

- Ative as opções de segurança e verificação do contato, 

- Trabalhe na personalização da imagem do seu contato, 

- Preencha todos os campos de informação, 

- Preencha o campo da bio/status. 

- Utilize os status de visualização rápida para informar ao cliente sobre o funcionamento ou apresentar promoções. 

Para utilizar o canal como meio para suas vendas, também é importante orientar a equipe que ficará responsável por esse contato com os clientes. 

Como o WhatsApp permite a visualização de diversas informações de um cliente é possível estabelecer metas e atribuir métricas ao atendimento do cliente. 

Lembre-se de firmar sua comunicação na rede, oferecendo ao seu cliente um diferencial no seu atendimento. 

Seguindo os passos listados ao longo do texto no que se refere a organização e uso do canal, basta delimitar um plano de ação. 

Ele pode estar relacionado com o seu funil de vendas  para ser ainda mais eficiente na hora de avançar o cliente nesse processo. 

Leitura recomendada: 

Saiba como aumentar seus resultados com o lead tracking 

Para isso, contar com a experiência de profissionais da área de marketing é a escolha mais acertada para otimizar o processo. 

Aqui na agência Cósmica, cuidamos da sua criação de conteúdo, gerenciamento de rede, planejamentos e muito mais. 

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