A mudança do consumidor em se relacionar com o produto é a chave que tem tornado as redes sociais importantes no processo de vendas.
E, com cada vez mais recursos para facilitar a vida dos vendedores e usuários, algumas vem se destacando no processo.
Entre elas, trataremos do Whatsapp Business e os benefícios de utilizar esta rede como seu canal de vendas.
O Whatsapp Business
Antes de entender toda estrutura necessária para gerar vendas neste canal, vamos conhecer alguns dados relevantes sobre a rede.
Quando surgiu?
O Whatsapp surgiu em 2009 com a simples proposta de oferecer uma versão alternativa ao SMS para troca de mensagens.
No ano de 2014, com a popularidade altíssima, a rede foi comprada pelo Facebook.
Entretanto, a versão business só foi lançada em 2018, para auxiliar empreendedores a diversificar seus canais de comunicação com o cliente.
Trataremos sobre ela e seus recursos ao longo do texto.
Ferramentas disponíveis na versão Business
Como alternativa de canal estratégico, o whatsapp business oferece alguns recursos para incrementar a comunicação com os clientes, são eles:
- Etiquetas personalizadas para organizar os contatos e seus estágios,
O dia a dia é marcado por um fluxo alto de mensagens trocadas, informações e contatos.
Para não perder aquele cliente, nem deixar de responder informações importantes, adicionar etiquetas te auxilia a direcionar a comunicação.
Com a possibilidade de priorizar comunicações urgentes e agilizar o serviço prestado ao cliente.
- Mensagens automáticas,
A versão de mensagens automáticas é excelente para fornecer ao cliente orientações sobre o canal que ele está utilizando para falar com sua empresa.
Além de agilidade, o processo demonstra organização, profissionalismo e cuidado com os estágios iniciais da sua comunicação com o cliente.
Ele também pode ser incrementado com o uso de chatbots e te explicamos mais sobre o processo nos links a seguir:
Chatbot é a inovação no atendimento- Confira
Descubra como utilizar o chatbot nas redes sociais
- Respostas rápidas,
Esse recurso permite que o usuário envie comandos específicos e receba informações rápidas.
Por exemplo, ao digitar em seu teclado algum número ou símbolo, automaticamente receberá uma resposta para aquele pedido.
Essa alternativa é ótima para lidar com perguntas e dúvidas frequentes de seus clientes.
Ela também funciona de maneira complementar ao uso de mensagens automáticas.
- Catálogo
Dessa forma o cliente pode visualizar uma série de imagens dos seus principais produtos ou serviços.
Navegando rapidamente entre as opções oferecidas e comparando as informações.
Na seção de catálogo você informa o nome do item, o preço, adiciona códigos e também pode colocar links de redirecionamento.
Assim o cliente pode ser direcionado a página de vendas ou o site da sua marca, gerando tráfego para o site.
Perceba que, a rede também pode ser utilizada para SAC ou canal de atendimento direto.
Quem utiliza a rede?
Todo mundo! (praticamente) E essa generalização tem fundamento.
Confira os seguintes estatísticas apresentados pela OBERLO em relação ao WhatsApp:
- No Brasil, existem 120 milhões de usuários,
- Aproximadamente 5 milhões de empreendedores utilizam o Whatsapp business,
- O Whatsapp está instalado em 99% dos celulares do Brasil,
- Seu uso diário é de 98% por brasileiros.
Vendas no WhatsApp
Estrategicamente, o WhatsApp possui diversas formas de ser utilizado.
Principalmente por ser um canal disponível para praticamente todos os seus contatos.
Por isso deve ser utilizado como um aliado.
Se a sua empresa já tem um canal de vendas consolidado, o WhatsApp pode funcionar como um canal extra, voltado para ações como:
- lembrete do andamento de transações,
- agendamento de reuniões,
- fechamento de vendas,
Claro, que é preciso considerar o interesse do seu cliente e a disponibilidade em utilizar esse canal para tratar dessas questões.
Também é preciso se atentar a alguns cuidados antes de começar a utilizar o canal.
Vejamos quais são os cuidados a seguir.
- Não utilize os números pessoais dos vendedores,
- Disponibilize claramente as informações a respeito de cada canal utilizado, especialmente o whatsapp,
- Configure mensagens automáticas,
- Ative as opções de segurança e verificação do contato,
- Trabalhe na personalização da imagem do seu contato,
- Preencha todos os campos de informação,
- Preencha o campo da bio/status.
- Utilize os status de visualização rápida para informar ao cliente sobre o funcionamento ou apresentar promoções.
Para utilizar o canal como meio para suas vendas, também é importante orientar a equipe que ficará responsável por esse contato com os clientes.
Como o WhatsApp permite a visualização de diversas informações de um cliente é possível estabelecer metas e atribuir métricas ao atendimento do cliente.
Lembre-se de firmar sua comunicação na rede, oferecendo ao seu cliente um diferencial no seu atendimento.
Seguindo os passos listados ao longo do texto no que se refere a organização e uso do canal, basta delimitar um plano de ação.
Ele pode estar relacionado com o seu funil de vendas para ser ainda mais eficiente na hora de avançar o cliente nesse processo.
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