Em termos de estratégias que buscam atrair para converter novos leads é essencial incluir a produção de white papers.
Mas afinal o que são os white papers?
Podemos definir como uma ferramenta especializada de conteúdo.
Diferente de blogposts e até mesmo ebooks, os white papers, que não deixam de ser materiais ricos para o seu negócio, oferecem um nível alto de informações para os leitores.
O conteúdo dos white papers é formado por pesquisas, metodologias profissionais e rigorosos dados.
Ou seja, é completo e fornece informações avançadas, compiladas e estruturadas em formato parecido com os de e-books.
O principal diferencial dos white papers em relação aos ebooks se dá por conta do tamanho e da abordagem utilizada no primeiro tipo de material.
Embora os white papers carreguem informações mais robustas, o material é mais direto ao ponto.
E como funciona o white paper na geração de vendas?
Como mencionado anteriormente, a geração de leads ganha mais fôlego com os white papers.
Essa estratégia é uma carta na manga, especialmente para aqueles clientes mais avançados na jornada do cliente.
Isso porque, com o uso de white papers em sua estratégia de marketing de conteúdo, se torna mais fácil alcançar, de modo segmentado e eficiente, seus clientes ideais.
Note que, se alguém procura um conteúdo mais especializado, eles demonstram alto interesse e avanço na jornada do cliente.
Os white papers são geralmente utilizados no estágio final do funil de vendas. Lembra que esses últimos estágios envolvem considerar a compra e finalmente realizá-la?
Alguns clientes chegam a esse estágio, mas ainda falta um empurrãozinho para que eles se encaminhem para essa decisão.
Mas saiba que não é todo cliente que está no estágio final que pode ser abordado por esse conteúdo.
Invista as energias do seu time e a potência dos seus materiais naqueles que chegam até a página de orçamento ou ficam navegando na página final, mas por alguma razão não concedem o clique para fechar negócio
Oferecendo os white papers, você alcança e captura novamente o cliente que possui interesse em fechar negócio com o seu produto ou serviço.
Vejamos a seguir algumas dicas de como fazer um White paper de sucesso.
Saiba que o planejamento do conteúdo é essencial para obter sucesso com a produção.
Quer dizer que é preciso alinhar o white paper às estratégias de Inbound marketing e marketing de conteúdo para expandir os resultados.
Leitura recomendada: Como escolher a estratégia de marketing certa para o seu negócio
Primeiro passo: definir o tópico,
Basta identificar em seu nicho de atuação alguma informação relevante para entregar ao seu cliente no formato de white paper.
Pode ser interessante também analisar conteúdos postados no blog do seu site e aprofundar aqueles que tiveram maiores cliques e relevância.
Leitura recomendada: Conheça 4 ferramentas para gerar tráfego pago
Assim você aproveita a qualidade de um material que deu certo e amplia as possibilidades de alcançar as metas com seu white paper.
E por falar em metas, é importante considerar logo no planejamento do material quais serão as soluções apresentadas por ele, o objetivo que possui e a audiência que deverá ser impactada com suas soluções.
Segundo passo: o formato;
Embora seja bem similar ao ebook, white papers costumam ser mais diretos, sem deixar de lado as informações essenciais.
Para alcançar esse objetivo, infográficos e outros elementos que auxiliem na visualização de dados são indispensáveis para agregar valor ao conteúdo apresentado.
Bem como a voz de pesquisadores e especialistas no assunto, sem deixar de lado a linguagem clara para tratar dos conteúdos.
O mínimo costuma ser de até 6 páginas e pode se estender para além de 15 páginas.
Sua estrutura é muito similar a dos ebooks, com mais profundidade, seguindo a estrutura de:
— Sumário,
— Resumo,
— Introdução,
— Conteúdo com o problema,
— Conteúdo com a solução,
— Cases de sucesso utilizando o produto sugerido,
— Conclusão.
A utilização de linguagem técnica nos white paper sinaliza autoridade e conhecimento sobre o assunto, fundamentais para agregar reconhecimento e valor ao nome da sua marca.
Terceiro passo: caprichar no storytelling
O material desenvolvido tem o intuito de fazer com que o leitor volte para página de fechamento do negócio, para isso, é necessário trazer uma boa narrativa em seus materiais.
Sem deixar que o leitor se sinta pressionado, afinal, ele já conhece bem e tem demonstrado, cada vez mais interesse em adquirir seus produtos ou soluções.
Leitura recomendada: Storytelling como utilizar a estratégia e gerar vendas
Por fim, saiba que pode contar com os profissionais da agência Cósmica para implementar esses e outros conteúdos que potencializam sua estratégia em marketing digital.
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