Quando se trata de relacionamento com o cliente e geração de vendas é preciso estar atento a todas as oportunidades que permitem a realização de ações de maneira dinâmica.
Devido à necessidade de focar no cliente, proveniente da mudança no processo de realizar vendas que, atualmente, as empresas têm se dedicado a fortalecer seus vínculos com os consumidores e possíveis compradores de seus produtos.
Por entender que, quando se considera os anseios, problemas e comportamentos dos clientes é possível oferecer uma experiência mais satisfatória com o produto ou serviço, resultando no aumento das vendas e da fidelização daquele consumidor.
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Esse processo exige, indispensavelmente, boa comunicação, acompanhamento e agilidade no trato das informações de seu cliente.
Afinal, quando o cliente demonstra interesse e concede seu contato é preciso atuar de maneira rápida para não deixar passar a oportunidade de inserir esse lead no funil de vendas.
E por falar em funil de vendas, não podemos nos esquecer da importância que ele possui no direcionamento do processo de venda e marketing de uma empresa.
Ao seguir a estratégia, seu negócio consegue garantir recursos para identificar a melhor abordagem, criação de conteúdos, campanhas e outros.
Tudo pensado para fazer com que um visitante ou um lead se tornem consumidores dos seus produtos.
Lembre-se ainda que apenas 3% dos compradores estão de fato no estágio de realizar a compra. Ou seja, 97% dos possíveis clientes ainda não estão amadurecidos quanto ao processo.
É nesse momento que entra o CRM de Vendas, para promover a organização das oportunidades de vendas, leads e muito mais.
CRM é a sigla utilizada para se referir a Customer Relationship Management, que em português significa Gestão de Relacionamento com o cliente.
Ela é uma ferramenta para efetuar controle e gerenciamento das vendas e acompanhamento do cliente em cada etapa do processo.
Seu uso é recomendado quando se possui um time de vendas, independente do tamanho, que realiza contatos frequentes com os interessados no produto.
Considerar a integração do CRM de vendas significa aprimorar suas oportunidades de concretizar o objetivo do contato com seus clientes.
Veja a seguir como.
1- A jornada do cliente,
O primeiro passo é definir na plataforma o funil de vendas, adequando os seus objetivos com os clientes que possui.
Estruturando e segmentando os estágios em que se encontram os clientes é possível oferecer maior personalização no contato e não perder o melhor momento de realizar uma venda.
Por exemplo, dividindo os clientes entre:
— Potencial cliente,
— Contato realizado,
— Apresentação de proposta,
— Venda realizada.
2- Aproveite os recursos e delimite os objetivos,
Com as funcionalidades do CRM de vendas, torna- se mais fácil encaminhar suas ações de modo ágil até a realização de vendas.
Confira algumas funções e suas aplicações abaixo:
— Histórico de interação do cliente;
Assim você administra o contato e as informações que possui sobre ele, sabendo o momento exato em que realizou a primeira abordagem e o que conseguiu obter a partir dessa interação.
— Relatórios;
Os relatórios são fundamentais tanto para vendedores quanto para os gestores entenderem qual a melhor abordagem, quem são os interessados com mais propensão a se tornarem cliente e outros dados indispensáveis para melhorar as vendas.
— Importação e exportação de dados;
Essa opção garante que seus contatos estejam reunidos de maneira organizada e segmentada de acordo com seus estágios no funil de vendas.
Ainda permite acesso e visualização para todos do time de vendas.
— Lembretes para não perder nenhum contato;
Em um CRM de vendas é possível adicionar lembretes para saber o que precisa ser feito em relação a proposta, oferta e comunicação com o cliente, de modo coerente com o estágio em que se encontra.
Esse recurso facilita ainda mais o contato porque, o tempo é um fator importantíssimo no processo de decisão de compra e venda.
E com certeza perder um cliente porque alguém se esqueceu de entrar em contato não faz parte dos objetivos do time de vendas.
— Possibilidade de segmentar grupos de clientes por características específicas,
Cada cliente possui um percurso durante a jornada, que pode ou não ser linear, dependendo do interesse a amadurecimento desse consumidor em potencial.
Por isso é tão importante definir estágios e atualizar o avanço e até mesmo uma mudança de atitude do consumidor.
Esses indicativos auxiliam o processo de compreensão do processo e possibilitam a aplicação de novas metodologias para aumentar as vendas.
— Capacidade de analisar dados para criar ofertas personalizadas
Quanto mais informações você possui sobre um cliente, mais fácil se torna a abordagem da equipe de vendas.
E a melhor maneira de conseguir informações sobre o cliente é trabalhando o relacionamento por meio de landing pages, e-mails, blogs e outros materiais eficientes na coleta de dados.
Lembre-se que esse papel citado anteriormente é de responsabilidade do time de marketing que, quando alinhado com o time de vendas, fornece os elementos e dados essenciais para realizar a abordagem mais eficiente.
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— Personalizar as etapas do processo de vendas segundo as características de sua empresa
Com o CRM de vendas em curso, sua empresa delimita quais são as metas a serem atingidas através de cada contato realizado. Bem como, se tornar apto a definir mais rapidamente sobre o momento e a finalidade do contato com o cliente.
Perceba que essas informações podem ficar soltas ou não serem rapidamente acessadas quando dispostas em planilhas.
Isso quer dizer que oportunidades de vendas podem ser perdidas caso não exista o acompanhamento constante do avanço da jornada do cliente.
Sem o controle dinâmico do processo as chances de deixar passar o contato com aquele cliente são muitas.
Com o uso do CRM de vendas fica muito mais simples encontrar os contatos e informações sobre eles.
Independente da plataforma utilizada, os CRM de vendas se comprometem em tornar prático, organizado e estruturado o contato com o cliente.
Então, entre em contato com a Cósmica se o seu objetivo é otimizar o processo de vendas e fazer com que suas oportunidades se tornem, finalmente, clientes.
O site responsivo é aquele que se adapta ao tamanho das telas que estão sendo exibidos, como as telas de celulares...