Quando o assunto é sobre redes, pessoas e o engajamento proveniente do constante uso desse meio, é necessário estar ciente das mudanças.
São as redes sociais os espaços fundamentais para fortalecer qualquer negócio online.
O engajamento surge para conectar o cliente com a marca, através de respostas ao conteúdo e produção da empresa.
Esse processo faz parte da nova necessidade de vender através do relacionamento entre clientes e produtores.
Então, o engajamento é… uma métrica! Das mais importantes, inclusive, porque através dela que você consegue medir o quão comprometido com os seus produtos ou serviços estão seus clientes.
O engajamento pode ser mensurado a partir de qualquer interação que promova dados relevantes, aqueles que serão utilizados para aprimorar suas campanhas e fortalecer seu conteúdo.
Saiba que existem algumas métricas, tidas como "métricas de vaidade” que não oferecem insights para o planejamento de suas campanhas e estratégias no ambiente digital.
Embora esse tipo de métrica não forneça dados relevantes, é difícil não olhar para elas.
Cuide apenas para que essas métricas não interfiram na sua percepção sobre o seu negócio e sobre o que precisa ser feito.
Até porque toda métrica tem como papel fundamental, fornecer dados que direcionam para a criação de estratégias.
Não adianta muito se apegar a quantidade de likes, retweets, número de downloads de apps ou até mesmo quantidade de seguidores.
Sabe por quê? Simplesmente não dá para medir o que motivou essa ação, por isso não dá para utilizar essas informações para construir campanhas ou estruturar ações.
Perceba que se não existe estratégia por trás de cada publicação não é possível alcançar, de modo relevante, aqueles que realmente importam para o seu negócio.
Vejamos, imagine que seu negócio possui cerca de três mil seguidores, mas suas publicações não alcançam nem metade do público e consequentemente não recebem interações.
Por trás desses motivos podemos inferir que falta ainda um planejamento que considere o seu negócio, seu público e o seu objetivo com a comunicação para com eles.
Pense ainda no fator algoritmo, as próprias redes sociais utilizadas têm procurado cada vez mais impulsionar de maneira orgânica aqueles produtores de conteúdo que possuem uma audiência ativa e engajada.
Entenda o quanto é importante cativar o público e provocar sua resposta de maneira positiva!
Quer saber como potencializar o engajamento? Através de conteúdo!
Mas não qualquer tipo de conteúdo. É preciso considerar alguns fatores antes de sair criando publicações para seus clientes.
Por isso, confira as leituras a seguir para ter uma boa noção de como onde começar.
Leituras recomendadas: Crie uma estratégia de Marketing de Conteúdo para a sua empresa | Como escolher a estratégia de marketing certa para o seu negócio
Confira ainda 3 dicas de como melhorar o engajamento.
1- Conteúdos ricos,
Temos um post dedicado só a esse assunto, então confere aqui.
Adianto que trazer algo significativo para o seu usuário fortalece a relação e ainda faz com que ele considere suas soluções para o problema em questão.
2- Interatividade,
Trazer bons conteúdos alinhados à sua persona também quer dizer oferecer algo que estimule seu cliente a falar sobre aquele material para outras pessoas e consumir mais daquilo que você oferece.
Dependendo do seu tipo de persona pode ser bacana investir em vídeos, quizzes e outros materiais que despertem curiosidade e vontade de participar.
3- Presença,
Seus consumidores precisam saber que não estão desamparados. Ofereça dicas, acompanhe os comentários, sugestões e feedbacks que eles lhe fornecem.
Intensifique o canal de comunicação, estimulando a fala e contribuindo essa interação com o retorno como, por exemplo, respondendo dúvidas.
Lembre-se que fortalecer o engajamento significa aumentar a autoridade da marca, alcançar novos e se conectar com os atuais clientes.
Esta é uma prática essencial para quem almeja o crescimento online do seu negócio.
Dito isso, resta apenas pôr em prática e colher bons frutos com o engajamento de qualidade.
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O site responsivo é aquele que se adapta ao tamanho das telas que estão sendo exibidos, como as telas de celulares...