A boa comunicação e sólida relação com o seu cliente, vão depender, principalmente, da forma que você expressa seu produto ou serviço.
Isso quer dizer que é fundamental alinhar imagem, produto/ serviço, cliente e apresentação do seu conteúdo.
Utilizando o método de storytelling é possível aumentar a relevância do seu conteúdo e direcionar os seus clientes de modo mais estratégico.
Mas o que quer dizer Storytelling?
O termo pode ser entendido como o “ato de contar histórias”. No entanto, a prática envolve mais alguns fatores que conferem ao storytelling força e assertividade.
São eles:
1- Narrativa coerente e verdadeira,
2- Comunicação cativante,
3- Combinação de recursos (texto, vídeo, foto, texto e outros)
4- A história que proporciona experiência.
Cabe ainda como princípio do storytelling, relacionar o ambiente, a mensagem, o conflito e o personagem.
Isso ocorre porque é necessário ambientar o enredo, construir um texto que produza emoções de identificação, bem como utilizar uma linguagem envolvente que conduz o leitor até o fim do conteúdo.
O storytelling utiliza o personagem com o intuito de fazer com que o leitor se sinta parte da história, então é necessário conhecer bem o seu cliente e os conflitos que precisam ser solucionados a partir da história que você apresenta.
Perceba ainda que a combinação entre história e a forma com que se conta essa história podem ser aplicadas em variadas áreas.
Mas para nós é interessante entender o que acontece quando o marketing digital utiliza os recursos de storytelling.
Vamos conferir?
Comunicar de forma cativante é também um princípio do marketing principalmente o marketing de conteúdo.
Pense que seu negócio é sobre alimentos em conserva. Para obter destaque no seu nicho e impactar sua persona, é ideal adotar uma narrativa para fortalecer seu conteúdo e reter a atenção do leitor.
Diante das constantes propagandas e informações nas redes, para capturar a atenção de alguém é preciso oferecer algo dedicado e repleto de significado para a persona.
Tenha sempre em mente que o propósito da construção de seu enredo é descomplicar assuntos e trazer perspectivas relevantes para seus leitores.
Esse recurso poderoso combinado com o marketing de conteúdo e elaborado por profissionais qualificados possibilita expansão e consequentemente à venda.
Saiba agora quando e onde aplicar o storytelling:
1- O storytelling pode aparecer em peças publicitárias, publicações em redes sociais, vídeos e textos, sempre combinando elementos visuais para incrementar a narrativa.
2- O storytelling é inserido em contextos em que existe uma dificuldade em comunicar ao cliente.
Por exemplo, quando se é especialista em determinado assunto, há uma tendência maior em tratar dele utilizando uma linguagem mais fechada e que não transmite ao leitor o que realmente lhe interessa: a informação.
Para resolver esse problema entra o storytelling!
Vamos pensar que seu produto agora é um curso online sobre estatística.
Considerando suas principais personas e suas características você percebe que apenas informar sobre o curso e como ele irá funcionar não é suficiente.
Então, combinar estratégias de atração em suas mídias e com o seu conteúdo, ofereça histórias sobre o que mudou após obter o conhecimento com estatística e relacione essa transição com o problema que o curso resolve.
Perceba que é a partir da identificação e do sentimento de mudança provocada pelo seu conteúdo que sua persona desperta o interesse e se sente atraído pelos seus materiais.
O processo de gerar vendas é fortalecido e o seu cliente é iniciado, a partir do storytelling e do marketing de conteúdo, ao funil de vendas.
Lembre-se de tratar sempre de histórias reais para lidar com seus clientes.
Utilize a linguagem e os recursos visuais para abastecer de sentido aquilo que está sendo contado.
Trabalhe a criatividade para fortalecer:
— O impacto do produto; com conteúdos que contem a história do uso, do significado que seu produto carrega, principalmente ao promover mudanças na vida das personas.
Com o storytelling focado nesse tópico também é interessante desenvolver uma narrativa que destaque seu produto dos demais através do posicionamento adotado pela sua marca.
— Personalidade de sua marca; seu produto necessita de uma apresentação e narrativa condizentes com seus objetivos então aproveite o recurso para contar aos seus clientes qual o seu diferencial, como ele pode ser incluído e principalmente, como ele soluciona os problemas da persona.
O relacionamento; pensar no tipo de cliente ideal é essencial para contar a história da maneira correta.
Aproveite os recursos, pensando sempre no cliente ideal e nos seus objetivos, para associar com os gostos da persona e com outros conteúdos atuais, por exemplo.
Sintonize seus conteúdos e crie boas histórias.
Seguindo tais passos, incluir o storytelling em sua estratégia de marketing digital certamente provocará boas e grandes mudanças.
Tenha em mente que o processo de contar histórias é forte porque desperta sentimentos que nos acompanham ao longo de nossa jornada.
Por isso é tão importante conhecer e estudar o storytelling para fisgar clientes oferecendo um diferencial.
Veja que para realizar essas e outras etapas para aumentar vendas através do marketing digital, é preciso tratar com profissionais especializados que podem ser encontrados aqui, na agência Cósmica!
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