Quando a comunicação ocorre em ambientes digitais é importante considerar os mecanismos, as linguagens e o público presente para sintonizar os diálogos.
Afinal, estamos tratando de um espaço que gera conversões e diversos outros proveitos para a sua empresa através da interação.
Pensando nisso, vamos tratar sobre como combinar a estratégia de marketing com os recursos cômicos, os memes. Let’s go!
Memes: O que são? Como surgem? O que fazer com eles? Hoje, no blog Cósmica.
Os memes estão constantemente nas redes e provavelmente você já se deparou com um ao conferir seu Instagram, Facebook, Twitter e outros.
No entanto, sua origem é antiga. O conceito é cunhado nos anos 70 pelo cientista Richard Dawkins em sua obra “O gene egoísta”.
Utilizando a teoria do evolucionismo de Darwin para relacionar a cultura, Richard defende que a cultura tem se perpetuado graças aqueles que a reproduzem.
São esses indivíduos que, de geração em geração, tal como os genes, vão dando continuidade a expressões e tantas outras coisas.
A definição de meme, neste caso, não poderia ser diferente, imitação!
E o que define essa possibilidade do meme, é justamente a sua fácil reprodutibilidade, basta que alguém se identifique com o conteúdo e pronto.
Embora tenha surgido antes da internet, é nesse espaço que os memes se popularizam.
Então... memes e virais são a mesma coisa?
Geralmente se confunde bastante os dois termos entre si. Enquanto os virais podem ser memes, nem sempre os memes podem ser virais.
Isso porque o meme é uma releitura e nem sempre ganha proporções virais, ou seja, uma grande quantidade de compartilhamentos.
Enquanto os virais são materiais compartilhados por muitas pessoas, sem alterações no conteúdo, que podem receber uma releitura e a partir disso se tornar um meme.
O potencial do meme se encontra justamente na alta capacidade de expansão e adequação conforme os objetivos da sua comunicação.
Isso significa que trabalhar com uma linguagem antenada, descontraída, promovendo leveza é uma excelente opção de fortalecer o vínculo com seus clientes.
E as possibilidades de produzir memes são abundantes.
Ora vídeos, fotos, gifs ou simplesmente algumas frases, mas sempre com o mesmo objetivo, trazer o humor para as redes.
Saiba que os memes, quando utilizados no marketing digital, tornam-se ferramentas essenciais para comunicar o centro das suas estratégias: a persona
Lembre-se que os recursos imagéticos facilitam o consumo de conteúdos e ainda tornam a experiência mais atrativa.
Graças às opções de compartilhamento, comentários, reposts e outros, os memes se espalham e possibilitam alcances importantes para auxiliar o processo de consolidação e relevância de marcas.
Agora, vamos conferir alguns passos para incluir mais humor e vigor aos seus conteúdos. #BoraVigorar!
Passo 1: Entenda sua persona.
Conheça sua persona para adaptar o conteúdo e escolher o meme que se encaixa com a audiência.
Isso envolve acompanhar trends, hashtags e influenciadores que interessam à sua persona.
Também vale a pena se atentar a outros canais de comunicação que seus clientes ideias utilizam para trazer a linguagem mais coerente, considerando as diversas informações que compõem este perfil de cliente.
Se o seu intuito é consolidar a sua marca, realizar boas vendas, ampliar as possibilidades de conexão e interação com seus clientes é de bom-tom incluir os memes.
Aviso: é importante compreender o meme. Não adianta pegar um conteúdo que viralizou e cruzar os braços esperando que ele funcione com o seu público.
Sem contar que quando inserido em um novo contexto o meme pode ser interpretado de diferentes maneiras que nem sempre são condizentes com a mensagem que se desejava transmitir.
Com estudos e vivência online é possível utilizar os memes de forma satisfatória.
Passo 2: Utilize bastante criatividade!
Os memes são bastante maleáveis e podem ajudar muito na hora de explicar algum tema denso, funcionando de forma demonstrativa, por exemplo.
Mas vale reforçar que para aplicar o meme e expandir as possibilidades na hora da criação, é importante se ater aos detalhes.
Então sempre procure pesquisar sobre a origem do meme, quais foram os melhores formatos e como foi a receptividade do conteúdo.
Cuidado para não exagerar no uso dos memes e acabar prejudicando o seu negócio.
Para incluir os memes na sua estratégia de comunicação é importante ter profissionais antenados nas redes para fazer o fit cultural.
Por falar nisso, considere os valores e a missão da empresa na hora que desejar utilizar ou criar um meme para evitar problemas.
Passo 3: Considere o momento.
Para criar, compartilhar e promover seu conteúdo através de memes é preciso considerar o momento certo de utilizá-lo bem como o contexto.
Embora o meme permita adaptações, se no “original” aparecem discursos de ódio, menções a crimes e outras atividades que não condizem com suas crenças e desrespeitam outros indivíduos, o certo é não utilizar o conteúdo.
Por essa razão é fundamental acompanhar o que está no topo das discussões online, quais são os virais e os memes que se tornaram relevantes e orquestrar uma estratégia para sua implementação.
Passo 4: Acompanhe seu meme
Não adianta, como já foi dito, esperar que o meme faça tudo pelo seu negócio.
É fundamental acompanhar as métricas resultantes do uso do meme para orientar novos usos, modificar e fortalecer a comunicação.
Leitura recomendada: Crie uma estratégia de Marketing de Conteúdo para a sua empresa
Por fim, tenha em mente que os memes são aliados quando bem estruturados para se comunicar nas redes.
Tudo precisa ser balanceado e pensado de forma estratégica para ser expandido. E sabe quem pode te ajudar a alcançar uma interação melhor com seus clientes? Ela, a agência Cósmica! Entre em contato conosco e preencha nosso formulário gratuito para analisar o seu negócio.
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