A atual pandemia COVID-19 mudou a forma como as empresas operam, e já falamos aqui sobre adaptações do mercado, como avaliar a estratégia de marketing durante uma crise.

Vimos mais produtos e serviços migrarem para a Internet e muitos funcionários continuarão a trabalhar remotamente ou em um ambiente híbrido durante grande parte do próximo ano.

Meses de respostas variadas de clientes ao COVID-19 nos deram alguns insights sobre as tendências de marketing que estão funcionando neste novo normal e o que você pode esperar em 2021.

Quais são as principais tendências de marketing digital para 2021 que sua empresa precisa considerar para envolver e reter os clientes atuais e gerar mais tráfego, leads e receita?

Identificamos oito áreas em que gerentes experientes devem investir seu tempo e recursos no próximo ano.

Se você não sabe por onde começar, comece aqui - porque essa lista de tendências do setor pode ser o melhor retorno para o investimento de marketing de sua empresa.

1. Mídia social para engajar e reter

As organizações devem estar preparadas para dedicar mais recursos ao marketing de mídia social em 2021.

Os orçamentos de mídia social representaram 24% do total dos orçamentos de marketing das Américas durante o segundo trimestre de 2020, ante 13% no inverno passado.

Durante a pandemia COVID-19, os profissionais de marketing estão cada vez mais tornando a retenção de clientes uma prioridade. Isso continuará até 2021.

A pandemia aumentou drasticamente a quantidade de tempo que as pessoas passam online, o que inclui a forma como pesquisam produtos, marcas e organizações.

Essa mudança do consumidor cria novas oportunidades para os profissionais de marketing aumentarem seu alcance com novos públicos e se reconectarem com clientes antigos.

Por apenas algumas centenas de reais por mês, um bom profissional de marketing de mídia social pode desenvolver um plano de conteúdo, fazer postagens regulares, monitorar e direcionar as respostas dos clientes e atrair novos negócios.

Se a sua pequena empresa tem adiado a adição de serviços de mídia social ao seu mix de marketing, agora é a hora.

2. All-in nas listagens do Google e SEO local

Se você possui uma pequena empresa, a coisa mais importante que você pode fazer é garantir que suas listagens locais sejam verificadas e mantidas atualizadas em várias plataformas de pesquisa.

Isso porque para empresas B2C que atraem clientes principalmente em nível local (pense em consultório de dentista ou concessionária de automóveis), a listagem do Google Meu Negócio fornece informações valiosas sobre seus horários (muitos dos quais estão em constante fluxo devido ao COVID-19), serviços, e localização geográfica.

É um dos principais fatores na pesquisa e os proprietários de empresas costumam ficar surpresos ao saber quantos diretórios existem por aí.

3. Melhor comunicação de disponibilidade

De acordo com a empresa de consultoria McKinsey, a disponibilidade de produtos e serviços é o principal motivo pelo qual os clientes estão mudando de fidelidade à marca agora.

Os profissionais de marketing podem enfrentar esse desafio de algumas maneiras. A solução mais óbvia (embora mais difícil) é aumentar os dias de estoque disponível de produtos ou a disponibilidade de horários para serviços. Seja criativo.

Por exemplo, com mais pessoas trabalhando em casa e muitas crianças aprendendo remotamente, a maioria dos médicos e consultórios odontológicos com quem trabalhamos realocou a equipe para mais horários diurnos e menos horas noturnas e nos finais de semana.

Se ajustar os níveis de estoque ou horas de serviço for um desafio (ou pior), a comunicação oportuna torna-se fundamental.

Seja claro sobre o que você pode e não pode fazer e defina expectativas razoáveis.

Para itens de alto volume, considere colocar um banner em seu site para indicar quando os principais produtos estarão em estoque.

Se você não está coletando informações de contato do cliente, agora é o momento perfeito para criar uma lista de assinantes para que possa ser proativo ao notificar os clientes sobre mudanças de disponibilidade com um texto automatizado ou e-mail.

4. Lances automatizados no Google Ads

Falando em automatizar... Os profissionais de marketing do Google Ads ajustam e ajustam constantemente campanhas, palavras-chave e lances para obter o máximo de seu investimento em publicidade.

O problema é que todos os ajustes têm um custo: mais horas e taxas de gerenciamento mais altas. Insira o lance automatizado, que permite ao Google automatizar movimentos anteriores para ajustar seu lance em tempo real.

Agora, os lances automáticos não são novidade, tendo feito sua estreia em 2016. Mas as melhorias contínuas, especialmente no ano passado, significam que será lançado em 2021.

Nossa maior dependência de táticas de lances automáticos significa que podemos dedicar nosso tempo para otimizar outros aspectos do desempenho do PPC, o que, em última análise, oferece um resultado melhor a um custo menor para nossos clientes.

5. O poder da pesquisa por voz

Atualmente, a pesquisa por voz não faz parte do algoritmo do Google; no entanto, ainda está ditando os resultados da pesquisa atual. As consultas de pesquisa por voz geralmente produzem resultados diferentes do que se o usuário tivesse digitado em uma pesquisa baseada em texto.

Para SEO, é uma boa ideia que as empresas estejam atentas aos componentes de pesquisa por voz para seus consumidores que estão se adaptando e migrando para esse meio.

De acordo com especialistas em pesquisa por voz, o conteúdo deve ser otimizado especificamente para voz. Ele precisa ser mais direto e comunicativo para que seja sincronizado com precisão com as consultas de pesquisa.

Isso ajudará a impulsionar o tráfego, mantendo-se relevante e mais visível para os consumidores.

Novo na pesquisa por voz? Não se preocupe, nós ajudamos você. Confira nossa explicação mais detalhada sobre o poder da pesquisa por voz.

6. Retenção aprimorada por meio de segmentação

Como é preciso menos dinheiro para manter seus clientes existentes do que conquistar novos, os especialistas em marketing sempre recomendam um esforço maior nas fases posteriores da jornada do comprador.

Clientes satisfeitos tendem a contar a seus amigos e fornecer referências para ajudar a aumentar a receita.

Eles também são mais propensos a dar feedback direto e honesto sobre questões que só fortalecerão sua marca.

Certifique-se de mantê-los informados sobre suas mudanças organizacionais ou processos que afetam seu relacionamento por meio de marketing por e-mail ou interagir com eles nas redes sociais.

Ao coletar dados e segmentar seus clientes, você tem a oportunidade de economizar custos ao entregar seus produtos e serviços.

Você também pode direcioná-los de uma maneira mais econômica, o que permite esticar ainda mais seus investimentos em marketing.

7. Mais conteúdo interativo

Adicionar elementos interativos ao seu site ou mídia social é uma ótima maneira de agregar valor aos visitantes, fazer com que eles se envolvam com sua marca e aprender mais sobre eles.

Por exemplo, suponha que você seja um corretor de imóveis e adicione uma calculadora de hipotecas simples, mas eficaz, ao seu site.

Agora você está oferecendo valor aos seus visitantes, ao mesmo tempo que aprende mais sobre eles com base nos dados que inserem na calculadora. Essas informações, por sua vez, podem ajudá-lo a refinar suas personas e direcionamento de ofertas.

Outros exemplos de marketing interativo incluem avaliações, questionários, jogos, enquetes, vídeos interativos, pesquisas e concursos. Concursos são uma ótima maneira de aumentar exponencialmente seu alcance e visibilidade, rapidamente.

A maneira mais rápida de apresentar sua marca a muitos novos clientes em potencial, de maneira econômica, é fazer com que seus clientes atuais compartilhem uma postagem de um concurso no Facebook.

Muitos de nossos clientes dão um passo além e o transformam em um concurso de indicação, muitas vezes prometendo uma recompensa atraente para o cliente que ajuda a trazer mais novos negócios.

Onde você vai daqui?

Embora essas tendências de marketing digital não representem uma lista completa, elas são um ótimo lugar para começar a planejar sua estratégia de marketing para 2021.

Em conjunto, a maioria dos gerentes de marketing poderiam melhorar suas chances apenas mudando mais recursos para a mídia social e busca local, adicionando conteúdo mais personalizado e interativo e melhorando o envolvimento em suas equipes voltadas para o cliente.

Essas tendências podem ajudá-lo a aumentar o tráfego do seu site, gerar mais leads e aumentar as vendas, ao mesmo tempo que retém sua base de clientes conquistada com dificuldade.

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