Em tempos de crise, algo tão instantâneo e influente como a mídia social pode se tornar uma ferramenta essencial para fornecer aos compradores, públicos e sua comunidade informações e recursos para fazê-los seguir adiante.
Com a COVID-19 impactando todos os setores, alguns mais do que outros, é crucial que sua estratégia de mídia social se ajuste de acordo.
Elementos como estratégia de postagem e conteúdo são fatores a serem considerados ao realinhar sua estratégia de mídia social durante uma crise.
É importante notar que as crises não se limitam ao que está acontecendo durante esta pandemia. A comunicação de crise entra em ação sempre que sua empresa precisar ajustar suas mensagens devido a circunstâncias imprevistas.
Embora nunca queiramos pensar que nossa empresa possa passar por uma crise inesperada, é bom estar preparado se necessário.
A mídia social é uma excelente forma de reagir rapidamente a um momento de crise, criando conteúdo educacional positivo para o público compartilhar. Também é uma boa maneira de avaliar como eles estão reagindo.
Aqui na Agência Cósmica, nós já começamos a montar o nosso pequeno manual de crise, associado ao Marketing Digital.
Temos artigos sobre as mudanças no comportamento do consumidor durante a pandemia, assim como também já falamos como usar o SEO de catapulta durante a crise.
No nosso blog, também reservamos mais conteúdo especificamente para esse período coletivamente difícil, e vale muito a pena conferir.
O papel das mídias sociais
Sua estratégia de mídia social para este ano provavelmente não incluiu perguntas como: “O que publicaremos se houver uma pandemia global?” No momento, a estratégia de mídia social da sua empresa deve se adaptar à crise atual.
Exercitar a escuta social é um dos elementos mais importantes. Ser atencioso, sensível, empático e compreensivo com seu público e com os membros da comunidade o ajudará a criar e compartilhar notícias e postagens relevantes e aplicáveis.
Também é importante compreender a crise de várias e diversas perspectivas. A mídia social é uma maneira perspicaz de ouvir empresas em todos os setores e entender quais necessidades e recursos estão buscando.
Estratégia de postagem
Anúncios Pagos
Para anúncios pagos, o orçamento é talvez o maior elemento a ser considerado, pois qualquer crise tende a impactar os orçamentos em algum grau.
Diante disso, deve haver uma reavaliação dos anúncios de mídia social pagos que você está veiculando, seja por meio do Facebook, LinkedIn ou qualquer um dos canais sociais principais que você usa para interagir com seu público.
Você não precisa interromper todos os seus anúncios sociais pagos, mas deve avaliar se as alocações de orçamento e as mensagens precisam ser ajustadas para atender às suas metas e servir ao público.
O que seus compradores querem ver agora? Quais recursos seriam mais benéficos para quem você está postando? Use a escuta social para saber o que é mais importante.
E, se seu orçamento permitir, use anúncios sociais pagos a seu favor nos espaços necessários.
Postagem Orgânica
Também é vital usar e aplicar a escuta social para as postagens orgânicas que sua equipe compartilha diretamente nos canais ou por meio de uma ferramenta de agendamento.
Fornecer recursos, usar hashtags adequadas e outros elementos de mensagem pode levar seu público a um conteúdo útil. Nem tudo será um sucesso, mas tente se envolver e entender o que está ressoando e o que não está.
Ofereça seu próprio conteúdo e conteúdo de terceiros para fornecer uma gama completa de postagens que têm uma chance maior de causar um impacto positivo.
Semelhante à estratégia de postagem de anúncio social pago durante uma crise, dê ao seu público o que ele deseja consumir e use os dados e a escuta social para conduzir a tomada de decisões.
Frequência de postagem
A frequência com que você publica nas redes sociais também é impactada em uma situação de crise. Sua equipe pode estar acostumada a postar, por exemplo, três vezes ao dia, todos os dias da semana no Twitter e uma vez todos os dias da semana no LinkedIn e Facebook.
Ao reavaliar sua frequência de postagem, considere se é necessário que seu público consuma suas postagens na mesma cadência de antes.
Se você não tem nenhum conteúdo ou mensagem relevante no momento, pode considerar a redução temporária da quantidade de postagem. Este tempo afastado pode permitir que você reavalie totalmente o conteúdo que você publica e com que frequência.
Mensagens
Comunicar-se com compaixão mostra ao seu público que você se preocupa e está lá para ajudar.
Ser genuíno com os atuais membros do público pode reforçar ou restabelecer um relacionamento positivo, mas também mostra aos compradores em potencial os valores de sua empresa e como você está atento às necessidades dos outros quando os tempos são difíceis e imprevisíveis.
Usar ou não usar: “Tempos sem precedentes”
Se você esteve nas redes sociais ou se envolveu com conteúdo online este ano, você pode ter se perguntado em algum momento, parece redundante usar termos como "sem precedentes" ou "incerto?"
Embora possa ser importante usar uma linguagem precisa, se uma terminologia como essa tem sido usada com tanta frequência que parece ter perdido seu valor ou significado, você pode considerar alterar a linguagem usada.
Uma opção é fazer um brainstorming de outra linguagem para usar em vez de "sem precedentes" e "incerto" ou limitar o uso de termos comuns para que seu público não diminua o envolvimento.
Conteúdo e desenvolvimento de conteúdo
A mudança para o trabalho predominantemente remoto e mais tempo gasto online impactou a forma como o conteúdo de mídia social é criado e consumido.
Embora a maioria do conteúdo fosse principalmente digital antes da pandemia, houve uma grande mudança para que quase todo o conteúdo se tornasse digital.
Como parte de uma estratégia de mídia social, criar e compartilhar conteúdo original continua sendo fundamental, especialmente agora.
Produzir blogs, artigos, e-books e outros tipos de formatos digitais com conteúdo que considera o ambiente atual e como navegar nele é oportuno e inestimável.
Depois de ter esse conteúdo, é essencial compartilhá-lo nos canais sociais com os quais seu público se envolve. Ao fazer isso, sua organização está oferecendo uma mão amiga ao seu público e demonstrando a compaixão e a compreensão que eles desejam e precisam.
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