O sucesso de uma campanha PPC depende da capacidade de usar a plataforma necessária de maneira adequada.
Erros fáceis de cometer podem ser muito caros e afetar o desempenho de sua conta a longo prazo.
Neste artigo, desejo cobrir alguns erros comuns e oferecer algumas dicas do setor sobre como evitá-los.
1. Não ter metas específicas
Se você não sabe seu objetivo ao configurar uma campanha de PPC, terá dificuldade em monitorar seu progresso e medir o sucesso.
Você pode ter uma meta vaga de "mais receita", mas precisa se aprofundar em como vai alcançá-la, definindo metas mais específicas.
Defina objetivos claros e alcançáveis que irão realizar sua ambição de aumentar sua receita. Exemplos disso podem ser:
1. Aumentar a conscientização de sua empresa para um público definido;
2. Vender um produto ou serviço para novos clientes;
3. Reter clientes existentes.
Depois de ter uma ideia clara dos objetivos específicos de sua campanha, você pode começar a construir uma campanha eficiente e direcionada que terá muito mais sucesso do que uma tentativa vaga no escuro.
Na maioria das vezes, as campanhas de PPC serão centradas na venda de um produto ou serviço ou na promoção de um impulso de marketing específico, mas muitas vezes servirão a um objetivo secundário, como aumentar o conhecimento da marca e apoiar os esforços de SEO orgânico.
2. Segmentação incorreta
Se você deixar de segmentar seus anúncios de maneira adequada para sua empresa, eles serão exibidos para as pessoas erradas e o orçamento de sua campanha será desperdiçado.
Se você deseja segmentar seus anúncios corretamente, há duas coisas que você precisa fazer:
Descubra quem é seu cliente
Se você não sabe quem é seu cliente, você acabará apenas jogando lama na parede e esperando que um pouco grude, o que não é um uso eficaz de seu orçamento de PPC.
Você precisa gastar algum tempo construindo uma buyer persona, que é um perfil baseado em pesquisa que retrata seu cliente-alvo.
Sua buyer persona deve incorporar o caráter de seu melhor cliente em potencial e exigir um nome, detalhes demográficos, características comportamentais e interesses.
Você também deve incluir seus objetivos, padrões de compra e pontos problemáticos.
Conhecer sua persona do comprador de dentro para fora permitirá que você aprimore sua estratégia de marketing ao ser capaz de selecionar os grupos de anúncios certos e criar campanhas que os atraem diretamente.
Entenda como as opções de segmentação funcionam para cada plataforma específica
Diferentes plataformas de PPC têm diferentes opções de segmentação, então você precisa saber como usar cada uma.
Por exemplo, com os anúncios do Facebook você segmenta por meio de dados demográficos, enquanto o Google Ads é feito por meio de palavras-chave, públicos e uso do site.
Isso significa que você não pode simplesmente transplantar uma campanha de uma plataforma para outra e esperar o mesmo sucesso.
Aprender como funcionam as diferentes plataformas ou usar uma agência especializada em PPC ajudará muito a direcionar seus anúncios de maneira adequada.
3. Usar palavras-chave de correspondência ampla
Quando se trata de palavras-chave, a especificação é tudo. Se você escolher palavras-chave de correspondência ampla, o Google terá muita liberdade ao corresponder seus anúncios a um termo de pesquisa, o que significa que você acabará com muito tráfego irrelevante chegando ao seu site.
Esse tráfego inevitavelmente saltará rapidamente, custando dinheiro e reduzindo suas taxas de conversão. Por exemplo, digamos que você esteja comercializando uma padaria.
Você pode pensar que usar a palavra-chave "panificação" faz mais sentido.
No entanto, considere todas as diferentes intenções que alguém pode ter se digitar isso como um termo de pesquisa: eles podem estar procurando por receitas de panificação ou equipamentos de panificação, basicamente qualquer coisa que esteja sob o guarda-chuva de panificação.
Isso reduzirá drasticamente suas chances de cliques e conversões. Se você puder usar a correspondência exata ou para frases de palavra-chave de 2 a 3 palavras, use a correspondência de frase.
4. Negligenciar o seu texto do anúncio
A cópia do anúncio é absolutamente crucial para aumentar sua taxa de cliques (CTR).
Muitas pessoas se concentram tanto em palavras-chave e páginas de destino que deixam de prestar atenção ao texto de seus anúncios reais.
É o texto do anúncio que seus clientes em potencial verão nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs), o que os estimulará a fazer todos os cliques importantes para o seu site.
Seja meticuloso para evitar erros ortográficos e gramaticais e não encha com palavras-chave; é muito desagradável ver muitos erros de digitação e diminuirá a probabilidade de os pesquisadores clicarem em seus anúncios.
Certifique-se de usar extensões de anúncio que permitem comunicar coisas como localização, números de telefone e links de sites, sem desperdiçar um espaço precioso de cópia no próprio anúncio.
5. Não fazer o Teste A/B
O Teste A/B (ou Split Testing) envolve a execução de várias versões do seu anúncio. Cada um é igual ao anúncio original, exceto por um aspecto que foi alterado.
Você pode então medir qual versão do anúncio é a mais bem-sucedida e descobrir se você tem um vencedor real em suas mãos que está produzindo mais tráfego.
É importante que você não altere mais de um elemento, pois isso tornará você incapaz de dizer o que fez a diferença na taxa de conversão.
Outro erro comum é fazer o teste de divisão, mas pensar que você pode se safar fazendo apenas um único teste.
A realidade é que você deve testar continuamente para que esteja sempre otimizando seu marketing e atingindo seu público-alvo. PPC não é um exercício de "configurar e esquecer", mas um processo de medição, ajuste e otimização constantes.
Suas campanhas requerem gerenciamento contínuo por meio de testes para continuar a entregar ótimos resultados.
6. Não entender o Índice de Qualidade
O Índice de qualidade é a classificação do Google quanto à qualidade e relevância de suas palavras-chave e anúncios PPC, e você a ignora por sua conta e risco.
É usado para calcular seu custo por clique (CPC) com anúncios de maior qualidade, resultando em preços mais baixos e melhores posições de anúncio.
Seu índice de qualidade depende de vários fatores, incluindo CTR, relevância da palavra-chave para o grupo de anúncios, qualidade e relevância da página de destino, relevância do texto do anúncio e o desempenho histórico de sua conta do Google Ads.
O fator mais importante é a CTR: quando mais pessoas veem seu anúncio e clicam nele, é uma forte indicação para o Google de que seus anúncios são relevantes e úteis para outras pessoas.
O Google então recompensa você com uma classificação de anúncios mais alta e custos mais baixos.
Melhorar seu índice de qualidade é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para impulsionar suas campanhas de PPC, sem uma pontuação alta, mesmo a campanha mais bem pensada acabará sendo um fracasso.
Conclusão
Quando bem executadas, suas campanhas PPC podem dar às empresas um grande impulso em termos de receita.
No entanto, muitas empresas estão jogando desnecessariamente seu orçamento de cliques no ralo, continuando a executar campanhas PPC mal otimizadas mês após mês.
Freqüentemente, isso se deve às empresas que executam seu marketing de PPC internamente, sem nenhuma experiência interna real.
A Superb Digital, gigante inglesa focada no SEO, traz indicadores frequentes sobre o dinheiro desperdiçado em anúncios mal otimizados, e a impressão soa ainda mais surpreendente quando você considera que o Google obteve US $ 166,5 bilhões em receita com seus anúncios em 2018.
Ao aprender como definir metas, direcionar adequadamente, usar as palavras-chave corretas, escrever um bom texto, testar com eficiência e se familiarizar com o Índice de qualidade tão importante, você estará no caminho certo para melhorar seu ROI e criar campanhas PPC de alta qualidade que ajudam a tornar sua empresa um grande sucesso.
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Até a próxima publicação!
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