A construção de links anda de mãos dadas com a otimização dos mecanismos de busca (SEO).

Quanto mais backlinks você obtiver em sites oficiais, mais credibilidade será conquistada para sua marca; mas muitas empresas estão perdendo a marca em um aspecto importante do processo de criação de links — o link interno.

Linkagem interna é um conceito simples que você precisa aprender e aplicar aos seus esforços atuais de SEO e construção de links.

Não é mais um assunto tão novo aqui no blog, mas hoje nos dedicaremos a publicar alguns passos (nove!) essenciais para a linkagem eficiente, assim como esclarecemos algumas dúvidas dessa área. Naturalmente, falaremos de SEO, e você pode conferir a nossa última publicação falando sobre essa prática: 4 formas do SEO ajudar o seu negócio durante a pandemia.

Viu? Acabamos de hiperlinkar pela primeira vez nesse artigo.

O que é linkagem interna?

Links internos são hiperlinks localizados em uma página e vinculados a uma página diferente no mesmo domínio.

Eles podem ser usados na navegação da página principal para permitir que os visitantes naveguem em um site, ou podem ser usados no conteúdo editorial.

Esses links também são chamados de links contextuais — eles direcionam os leitores ou visitantes do site para o conteúdo relacionado que pode ser do seu interesse.

Por que usar link interno?

Há três razões principais para usar o link interno:

— Ajuda na navegação no site;

— Ele administra o poder de classificação e a autoridade da página em todo o site;

— Informa a arquitetura e a hierarquia de um site.

Agora que você entende os benefícios do uso de links internos em seu site, vamos discutir como isso afeta a imagem geral associada à sua estratégia de SEO.

Como o link interno afeta o SEO?

Os mecanismos de pesquisa seguem os links para localizar o conteúdo nos sites e classificam o conteúdo que descobrem na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP).

Quando uma postagem ou página possui vários links, é um sinal para os mecanismos de pesquisa que seu conteúdo é importante e altamente valioso.

Geralmente, a publicação dos links internos corretos ajuda a orientar os mecanismos de pesquisa e os visitantes das suas páginas mais importantes.

Os mecanismos de pesquisa rastreiam sites usando bots para seguir os links. O bot começa na página inicial de um site, e então passa a interpretar a página e segue o primeiro link que rastreia.

Os links a seguir permitem que os mecanismos de pesquisa decifrem o relacionamento entre cada página, postagem e outros tipos de conteúdo.

Em seguida, eles descobrem quais páginas da web em seu site discutem assuntos semelhantes. Cada link no seu site tem algum tipo de valor para os mecanismos de pesquisa.

A página inicial do seu site geralmente possui o maior valor de link, pois possui a maior quantidade de backlinks.

Por exemplo, se você publicar suas postagens mais recentes na sua página inicial, elas receberão mais valor do link.

Os mecanismos de pesquisa costumam encontrar novas postagens mais rapidamente quando estão vinculadas à sua página principal.

Quanto mais links valiosos você tiver, maiores serão suas chances de obter um ranking alto na página de resultados de um mecanismo de pesquisa.

9 Práticas recomendadas para a linkagem interna

Embora o link interno seja bastante simples e fácil de executar, existem algumas práticas recomendadas que podem ajudá-lo a usar os links internos com mais eficiência.

Aplicar texto âncora rico em palavras-chave

Links internos devem ser aplicados ao texto âncora do seu conteúdo, em vez das imagens. Você pode aplicar links às imagens, desde que elas não sejam a principal fonte de links no conteúdo e sejam devidamente identificadas com a tecla ALT.

Para usar corretamente o texto âncora, verifique se você está usando palavras e frases não otimizadas. Misture o texto âncora do link interno para obter os melhores resultados de SEO.

Por exemplo, não vincule continuamente "otimizado para celular" em seu conteúdo para não parecer spam.

Em vez disso, vincule "otimizado para dispositivos móveis" ou algum outro texto relacionado sem a formulação exata.

Link para as páginas importantes do seu site

Descubra quais das suas páginas da Web têm maior autoridade de links usando uma ferramenta de criação de links, como Moz ou Ahrefs.

Vincule essas páginas a outras páginas para as quais você deseja aumentar o potencial de classificação. Evite criar links para a página inicial e páginas do seu site que já possuam links no menu principal de navegação.

Os links mais naturais geralmente estão dentro da estrutura do site.

Diferenciar texto âncora para cada página

Usar o mesmo texto âncora para duas páginas diferentes confunde os mecanismos de pesquisa. Por exemplo, digamos que você tenha duas páginas no seu site.

Uma página é sobre massa de torta sem glúten e uma página é sobre massa de torta com baixo teor de carboidratos. Você deseja evitar o uso de "massa de torta" como texto âncora ao qual vincular.

Quando os mecanismos de pesquisa rastreiam seu site, eles pensam que ambas as páginas são exatamente a mesma coisa.

Em vez disso, use texto âncora descritivo e específico para vinculação interna.

Crie conteúdo frequentemente

Para ter uma boa quantidade de links internos, você precisa de uma boa quantidade de conteúdo. Crie conteúdo regularmente e desenvolva uma estratégia de marketing de conteúdo para apoiar sua estratégia de vinculação.

Dessa forma, você pode criar muitos links internos que levam seus usuários a muitos lugares úteis.

Ao criar conteúdo de alta qualidade, lembre-se de incluir palavras-chave segmentadas relevantes para seu público-alvo e com uma boa quantidade de volume de pesquisa.

A vinculação interna deve ser natural, mas você pode ajudar a guiar seu conteúdo e oportunidades de vinculação usando palavras-chave específicas para gerar conversões.

Realizar auditorias de links internos

A cada seis meses a um ano, audite seus links internos para ver o desempenho deles. Isso ajuda a garantir que seu site tenha uma estrutura de vinculação consistente e otimizada.

Também ajuda a eliminar páginas órfãs - páginas que não fazem parte da estrutura do site, porque não contêm links internos que apontam para elas.

Uma boa ferramenta a ser usada para auditar seus links internos é o Google Search Console.

Essa ferramenta possui um recurso chamado "links" que fornece relatórios que permitem ver onde a maioria dos seus links internos aponta.

Este é o ponto de partida perfeito para identificar mais oportunidades de criação de links internos que aumentam as páginas pelas quais você deseja classificar mais.

Use links intencionalmente

Esforce-se para vincular a materiais relevantes, em vez de adicionar links extras ao seu texto. Por exemplo, se você tem uma página sobre mochilas e uma sobre utensílios de cozinha, é melhor não vincular as duas páginas porque elas não estão relacionadas.

Mas, se você tiver uma página sobre utensílios de cozinha e um artigo sobre soluções de limpeza para usar em utensílios de cozinha, seria um ótimo link interno.

Somente vincule a conteúdo que se sobreponha e tenha contexto semelhante.

Adicione links internos manualmente

Ferramentas de vinculação internas automatizadas não vinculam de maneira ideal para seus usuários.

Eles são vinculados apenas para fins de SEO, e o texto âncora pode ser enviado por um plug-in de vinculação automático. Os plug-ins e ferramentas também incluem links internos sem considerar quais páginas do seu site têm maior poder de link.

Essa é uma supervisão dispendiosa.

Se você deseja conduzir uma estratégia de vinculação interna que seja diplomática, é melhor vincular manualmente para que você possa aplicar suas estratégias de vinculação e colher os benefícios delas.

Adicionar links para atualizar páginas antigas

Ao realizar suas auditorias de SEO, considere atualizar páginas e artigos antigos com novos links para aumentar seu ranking de SEO.

— Comece encontrando um artigo antigo em seu site, cerca de um ano atrás.

— Em seguida, encontre páginas recentes que você publicou relacionadas ao artigo antigo.

— Por fim, revise sua página antiga para ver onde você pode adicionar links internos a uma nova página.

Depois de concluir esse processo, você terá novos links internos úteis em suas páginas antigas em apenas alguns minutos.

Incluir um número razoável de links

Verifique se você possui um número razoável de links, mas não coloque spam em seu conteúdo com vários deles.

Embora não exista um "número razoável" de links para colocar em uma página, você provavelmente deve manter três ou quatro links internos em conteúdo que exceda 1.500 palavras.

Você pode adicionar mais links ao seu conteúdo, mas apenas se acreditar que são úteis para o usuário.

A melhor regra de ouro no marketing é simples: faça isso se oferecer mais valor ao seu público.

Aproveite os links internos para grandes vitórias em SEO

Existem várias maneiras de aplicar práticas de vinculação internas ao conteúdo do site.

Quando você aplica as nove práticas recomendadas neste artigo, a vinculação interna é menos esmagadora, difícil e complicada.

Mas lembre-se de que a vinculação interna é apenas uma pequena parte das melhores práticas de SEO.

Sua capacidade de criar links de qualidade a partir de recursos externos e internos afetará a escalada dos SERPs.

Ao criar um perfil de link mais forte para o seu site, você verá benefícios de SEO a longo prazo.

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