O processo de realizar uma compra nos dias de hoje é muito diferente de 10 ou 20 anos atrás. 

Com a evolução de tecnologias digitais, mobile e o avanço da internet, estamos conectados em qualquer lugar e a qualquer momento. 

Desse modo, novas possibilidades e formatos de compra e venda são instaurados. 

O online tem despertado e modificado a relação do cliente com a compra, produto e pós- venda. 

Adicionando a pauta, interesses relacionados à: 

 

  • Qualidade e agilidade no atendimento, 
  • Personalização de serviços, 
  • Inovação e sustentabilidade, 
  • Aceitação social,
  • Influência.

 

Entre diversos outros aspectos, neste texto trataremos especificamente da relação entre influenciadores e consumidores. 

Na verdade, abordaremos um tópico ainda mais específico: os influenciadores virtuais. 

Prepare-se para uma jornada de conhecimento. Continue a leitura! 

Influenciadores virtuais, o que são? 

Diferentemente dos influenciadores virtuais, os digitais não são pessoas físicas. 

Eles são construídos a partir de programas de computadores e uma série de softwares.

Proporcionando semelhanças e naturalidade, principalmente pensando no processo de humanização da marca. 

Você pode estar se perguntando: como uma entidade digital pode promover a humanização de uma marca? 

Pois bem, os influenciadores virtuais representam uma espécie de face da marca. 

Você provavelmente consegue associar uma imagem mais humana ao ouvir o jingle da Magazine Luiza. 

E isso ocorre por conta desse processo de personalização de marca tão forte que estabelece uma conexão com os usuários. 

Os dados levantados na pesquisa Hype Auditor realizada em parceria com o portal Virtual Humans aponta que:

 

  • a taxa de engajamento dos influenciadores virtuais tem 3x mais engajamento que influenciadores digitais, 
  • o público principal dos influenciadores virtuais são mulheres entre 18 e 24 anos, 
  • 11,2% da audiência do dos influenciadores virtuais para da Geração Z,
  • O Brasil é o segundo país que concentra o maior público de influenciadores virtuais. 

 

Todos esses dados apontam que tanto a demanda quanto à oferta estão sendo atendidas.

Apresentando experiências mais personalizadas e virtuais. 

Com influenciadores virtuais, as empresas conseguem transmitir sua comunicação com agentes extremamente  controlados e previsíveis.

O processo de construção de um influenciador digital envolve: 

 

  • - Pesquisa de público, 
  • - Interesses do consumidor, 
  • - Acompanhamento de tendências, 
  • - Pesquisas de influência. 

 

Todas essas etapas correspondem à construção de estratégia digital de comunicação, também. 

O planejamento para incorporar as expectativas do cliente e atraí-los conforme a boa produção de conteúdo. 

Vejamos a seguir alguns cases de sucesso de influenciadores virtuais.

Lembrando que, com a utilização desse recurso, a marca ganha mais força na hora de produzir uma linguagem, imagem e tom de voz característicos e marcantes.  

Exemplos de influenciadores virtuais: 

 

  • Lu (Magazine Luiza), 
  • Nat (Natura), 
  • Iana (Havaianas), 
  • Mara (Amaro). 

 

Vale ressaltar que influenciadores digitais e virtuais são diferentes dos assistentes. 

O primeiro grupo está focado em contribuir para a noção da marca, se aproximar do cliente e tecer uma trajetória de relacionamento. 

Os influenciadores fazem parte essencialmente do processo de comunicação e desenvolvimento de contatos. 

Enquanto os assistentes são mais focados em atendimento e prestação de serviços rápidos. 

Muitos assistentes também são pensados como bot, para dialogar diretamente com o cliente e fornecer soluções e serviços. 

Em contrapartida, também é possível acompanhar os influenciadores virtuais na prestação de alguns serviços como esclarecimento de dúvidas, acompanhamentos em processos de FAQ e outros mais ligados a influência na resolução de problemas. 

Isso quer dizer ainda que o trabalho dos influenciadores virtuais gira em torno da definição de tom dos conteúdos. 

E, faz parte de todo o qualquer planejamento de comunicação, acompanhar e produzir a comunicação adequada para o cliente ideal. 

E quanto os influenciadores digitais? 

Não pense que por conta da alta adesão de influenciadores virtuais, os de carne e osso vão ser dispensados, muito pelo contrário!

Como sempre abordamos em nosso blog, estratégias ganham mais força quando combinadas entre si. 

Pensar na sua audiência, nos interesses dela e em características que se relacionam com o seu produto partem de relações humanas. 

Por isso que funcionam tão bem quando intercaladas com o virtual. 

Pois são os influenciadores digitais que realizam uma espécie de ponte entre públicos, proporcionando e estimulando sua audiência a consumir novos produtos e se abrir para novas experiências. 

Também vale ressaltar que a produção de conteúdo para influenciadores virtuais demanda muito mais esforço. 

Isso porque é necessário criar uma série de movimentos, expressões e demais ações para cada conteúdo específico. 

Dessa forma, planejar é sempre mais eficiente na hora de estruturar seu conteúdo. Nnão esqueça!

Desenvolvemos um material especial para tratar com profundidade do uso de influenciadores digitais como estratégia. 

Clique no link a seguir para acessar o material:

Como incluir os influenciadores digitais na sua estratégia de Marketing Digital

Ao longo desse texto você pode conhecer um pouco mais sobre uma estratégia em ascensão no mercado mundial: a influência virtual. 

Pode perceber os benefícios e um pouco mais sobre como lidar com a técnica. 

Como dica, recomendamos que seu negócio investigue e personalize as produções de conteúdo, para se adequar cada vez mais ao universo digital. 

lembrando ainda que esse processo envolve dinamismo, planejamento e bons profissionais para guiar o processo. 

Pensando nisso, saiba que pode entrar em contato com a Cósmica!