O processo de realizar uma compra nos dias de hoje é muito diferente de 10 ou 20 anos atrás.
Com a evolução de tecnologias digitais, mobile e o avanço da internet, estamos conectados em qualquer lugar e a qualquer momento.
Desse modo, novas possibilidades e formatos de compra e venda são instaurados.
O online tem despertado e modificado a relação do cliente com a compra, produto e pós- venda.
Adicionando a pauta, interesses relacionados à:
Entre diversos outros aspectos, neste texto trataremos especificamente da relação entre influenciadores e consumidores.
Na verdade, abordaremos um tópico ainda mais específico: os influenciadores virtuais.
Prepare-se para uma jornada de conhecimento. Continue a leitura!
Influenciadores virtuais, o que são?
Diferentemente dos influenciadores virtuais, os digitais não são pessoas físicas.
Eles são construídos a partir de programas de computadores e uma série de softwares.
Proporcionando semelhanças e naturalidade, principalmente pensando no processo de humanização da marca.
Você pode estar se perguntando: como uma entidade digital pode promover a humanização de uma marca?
Pois bem, os influenciadores virtuais representam uma espécie de face da marca.
Você provavelmente consegue associar uma imagem mais humana ao ouvir o jingle da Magazine Luiza.
E isso ocorre por conta desse processo de personalização de marca tão forte que estabelece uma conexão com os usuários.
Os dados levantados na pesquisa Hype Auditor realizada em parceria com o portal Virtual Humans aponta que:
Todos esses dados apontam que tanto a demanda quanto à oferta estão sendo atendidas.
Apresentando experiências mais personalizadas e virtuais.
Com influenciadores virtuais, as empresas conseguem transmitir sua comunicação com agentes extremamente controlados e previsíveis.
O processo de construção de um influenciador digital envolve:
Todas essas etapas correspondem à construção de estratégia digital de comunicação, também.
O planejamento para incorporar as expectativas do cliente e atraí-los conforme a boa produção de conteúdo.
Vejamos a seguir alguns cases de sucesso de influenciadores virtuais.
Lembrando que, com a utilização desse recurso, a marca ganha mais força na hora de produzir uma linguagem, imagem e tom de voz característicos e marcantes.
Exemplos de influenciadores virtuais:
Vale ressaltar que influenciadores digitais e virtuais são diferentes dos assistentes.
O primeiro grupo está focado em contribuir para a noção da marca, se aproximar do cliente e tecer uma trajetória de relacionamento.
Os influenciadores fazem parte essencialmente do processo de comunicação e desenvolvimento de contatos.
Enquanto os assistentes são mais focados em atendimento e prestação de serviços rápidos.
Muitos assistentes também são pensados como bot, para dialogar diretamente com o cliente e fornecer soluções e serviços.
Em contrapartida, também é possível acompanhar os influenciadores virtuais na prestação de alguns serviços como esclarecimento de dúvidas, acompanhamentos em processos de FAQ e outros mais ligados a influência na resolução de problemas.
Isso quer dizer ainda que o trabalho dos influenciadores virtuais gira em torno da definição de tom dos conteúdos.
E, faz parte de todo o qualquer planejamento de comunicação, acompanhar e produzir a comunicação adequada para o cliente ideal.
E quanto os influenciadores digitais?
Não pense que por conta da alta adesão de influenciadores virtuais, os de carne e osso vão ser dispensados, muito pelo contrário!
Como sempre abordamos em nosso blog, estratégias ganham mais força quando combinadas entre si.
Pensar na sua audiência, nos interesses dela e em características que se relacionam com o seu produto partem de relações humanas.
Por isso que funcionam tão bem quando intercaladas com o virtual.
Pois são os influenciadores digitais que realizam uma espécie de ponte entre públicos, proporcionando e estimulando sua audiência a consumir novos produtos e se abrir para novas experiências.
Também vale ressaltar que a produção de conteúdo para influenciadores virtuais demanda muito mais esforço.
Isso porque é necessário criar uma série de movimentos, expressões e demais ações para cada conteúdo específico.
Dessa forma, planejar é sempre mais eficiente na hora de estruturar seu conteúdo. Nnão esqueça!
Desenvolvemos um material especial para tratar com profundidade do uso de influenciadores digitais como estratégia.
Clique no link a seguir para acessar o material:
Como incluir os influenciadores digitais na sua estratégia de Marketing Digital
Ao longo desse texto você pode conhecer um pouco mais sobre uma estratégia em ascensão no mercado mundial: a influência virtual.
Pode perceber os benefícios e um pouco mais sobre como lidar com a técnica.
Como dica, recomendamos que seu negócio investigue e personalize as produções de conteúdo, para se adequar cada vez mais ao universo digital.
lembrando ainda que esse processo envolve dinamismo, planejamento e bons profissionais para guiar o processo.
Pensando nisso, saiba que pode entrar em contato com a Cósmica!
O site responsivo é aquele que se adapta ao tamanho das telas que estão sendo exibidos, como as telas de celulares...