Fortalecer a imagem do seu negócio online ou até mesmo começar a criar uma, depende do bom uso de estratégias de comunicação. 

Também depende do planejamento, do briefing e dos objetivos do seu negócio. 

Vamos começar a pensar em como lidar com tantas etapas para construir algo. 

Trataremos especificamente de 5 ações focadas na melhoria na gestão das redes sociais do seu negócio. Continue a leitura! 

Antes de conhecer nossas dicas, precisamos deixar claro alguns pontos que foram mencionados anteriormente. 

Lembra do briefing? Planejamento e definição de estratégias que apresentamos lá em cima? 

Pois bem, eles são importantes passos a serem dados para definir o tipo de conteúdo que sua marca vai produzir para se comunicar com o cliente. 

Já tratamos detalhadamente sobre esses processos e deixo a seguir o link onde você pode conferir mais sobre cada um deles. 

Lembre-se de voltar aqui para conferir dicas objetivas para suas redes sociais, ok?! 

Briefing - Saiba o que é e como fazer

Tendências de marketing para 2022 

Planejamento para 2022- Como organizar?

Guiar suas produções requer pesquisa e conhecimento inicial sobre seus dois maiores alvos: 

 - seu público, 

-  seu produto ou serviço. 

No caso do primeiro, você precisa definir, estudar e procurar atingir com sua comunicação. 

Conhecendo a persona do seu negócio, você pode delimitar suas ações. 

Construir algo mais significativo e com alto potencial de engajamento. 

Basta saber como tratar o cliente ideal e oferecer seus serviços de modo interativo

condizente com as expectativas de consumo e produção. 

Falar sobre pode parecer muito simples, mas o pontapé inicial para melhorar sua comunicação não precisa necessariamente surgir de forma complicada. 

E, tem algo que facilita ainda mais a implementação de melhorias: 

Contar com os parceiros certos! 

E, o que exatamente esse parceiro poderia fazer por você? 

Bem, se tratando da Cósmica, podemos te dar um gostinho logo a seguir. 

Para melhorar sua gestão de redes sociais você vai precisar se preocupar em melhorar os seguintes processos: 

1- Definição de público,

Pensar na persona é combinar interesses. 

Aquilo que o seu negócio deve comunicar, o formato ideal considerando o propósito daquele conteúdo e a rede em que está inserido. 

Para definir o seu tipo de público você deve começar pela segmentação. 

Ela pode ser feita a partir da perspectiva de quais são os nichos que correspondem ao produto. 

Quais os problemas que ela resolve e quais grupos mais se interessam ou se beneficiam pela solução oferecida. 

Uma série de formatos de atingir seu público podem ser experimentados. 

Como o uso de formulários, e-mails, landing pages e outros. Principalmente pensando na  coleta de informações. 

Você também pode cruzar informações de mercado e analisar o público da concorrência para identificar o perfil do seu próprio público. 

Ou seja, são diversas possibilidades para começar a produzir a comunicação do seu negócio através das pesquisas.

2- Planejamento, 

Nesta etapa, as forças produtivas e criativas estarão centradas em organizar tudo que conseguiram na etapa anterior. 

Sabendo quem é o seu público, o que querem e como querem que essa comunicação seja feita,- considerando os canais e o tom de voz -, mais possibilidades surgem. 

Para estruturar o planejamento também é importante pensar nos objetivos de curto, médio e longo prazo com a comunicação. 

Também se faz necessário estipular quais são os formatos mais eficazes e quais serão os propósitos de cada ação. 

Por exemplo, se a sua comunicação  focar em conteúdos audiovisuais ou em campanhas de tráfego. 

Essa escolha vai depender do seu tipo de público e do que a sua empresa deseja comunicar. 

Como o seu produto ou serviço funciona e quais são os problemas que resolve devem ser tratados, sempre com atenção para reafirmar a identidade. 

Com o planejamento bem feito a criatividade e a produção de conteúdo podem correr por campos mais seguros. 

3- Interação, 

Melhorar a interação depende justamente do primeiro tópico e podemos resumir em 

conhecimento. 

Quando conhecemos alguém e estamos conversando, procuramos por interesses similares, objetivos e qualquer assunto que gere uma aproximação com aquela pessoa. 

No mundo da comunicação digital e do marketing não é muito diferente. 

Se queremos construir uma relação com o cliente, começamos a procurar e de certa forma, exigir mais informações. 

Embora esse pedido não  deva ser feito de qualquer forma, te garanto que pode ser tão simples quanto manter um diálogo. 

Com as informações certas você passará a administrar sua comunicação de maneira mais eficiente. 

Dessa forma o público perceberá toda e qualquer mudança. 

E você obterá uma resposta: mais interação!

O processo vai envolver ajuste de tom de voz, delimitação clara de posicionamento e muito acompanhamento de tendências. 

Pelo que o seu público se interessa para além do seu produto? 

Essa informação é valiosa para construir laços e firmar sua relação com eles. 

Estude, inove e acima de tudo, perceba. 

A atenção é importante ao longo de todo esse processo e pode ser a chave que falta para abrir de vez a porta da interação com os seus clientes. 

Estimular a participação do outro requer prática constante. No aspecto a seguir tratamos mais sobre isso. 

4- Adaptação

Esse é o seu momento! 

Adaptar o seu conteúdo significa estar disposto a tornar mais objetiva a sua comunicação. 

Lembre-se que quando falamos na internet, nossas palavras ganham inúmeros caminhos. 

Não é só o seu cliente ideal que terá acesso a sua comunicação. 

Quando estamos online, nos comunicamos com uma quantidade gigantesca de pessoas e interesses. 

Por isso, focar em conduzir seu conteúdo por um só caminho não é eficaz. 

Mas isso também não quer dizer produzir mil coisas diferentes sem planejamento. 

Tudo vai depender da sua persona e dos objetivos da sua marca. 

Então, delimite bem quais são esses pontos e trabalhe com tudo que estiver ao seu alcance para trazer  sentido ao seu público e negócio. 

Busque promover coerência entre suas produções. 

Dinamismo, adequação e direcionamento precisam fazer parte da rotina de produção dos seus conteúdos. 

5- Análise/ estabelecimento de métricas  

O grand finale é sobre o acompanhamento. 

A sua comunicação não vai funcionar se você não buscar identificar as seguintes características: 

- O que melhorou quando comecei a produzir certo tipo de conteúdo?  

- O que ainda precisa melhorar? 

- Em que conteúdos o meu público interage mais? 

- Quais podem ser as causas dessa maior interação? 

- Como manter a constância desses resultados positivos? 

E por aí vai. 

O que todas essas perguntas têm em comum? Bem, elas ajudam a traçar recorrências e identificar soluções mais assertivas. 

Promove ainda uma  visão geral a respeito da saúde da comunicação de seu negócio. 

Existem inúmeras formas de se medir algo através das métricas. 

De google analytics até pesquisas encomendadas especificamente para avaliar o desempenho de uma campanha. 

Independente da sua escolha é importante que algum tipo de acompanhamento de resultados esteja em curso. 

Afinal, como seu negócio irá se desenvolver se você não tem certeza sobre o que está sendo feito? 

Reconhecemos que uma grande quantidade de informações foram levantadas sobre a perspectiva de melhoria na gestão das redes do seu negócio. 

E, sabemos que pode ser complicado administrar tantos processos. 

O mais importante é que você entenda a responsabilidade que a comunicação possui em qualquer negócio. 

Ela é essencial para o crescimento e estabilidade da sua relação com os clientes. 

Por essa razão precisa passar por algumas etapas para obter o sucesso desejado.

Dentre todas essas dicas que apresentamos ao longo do texto, saiba que pode encontrar esses e mais serviços focados no crescimento de negócios através do marketing digital bem aqui, na agência Cósmica. 

Entre em contato conosco e descubra mais informações sobre o que podemos fazer pela comunicação de sua marca!