Frequentemente tratamos da importância de desenvolver estrategicamente a comunicação capaz de equilibrar os interesses de uma marca com a expectativa do cliente.
Sendo o campo da comunicação, design do produto e produção de conteúdo, indispensáveis para encaminhar o processo.
Cabe avaliar ainda o empenho do setor como um todo para identificar quais melhorias podem ser desempenhadas para impactar o cliente positivamente.
Neste caso, estamos tratando de benchmarking, um método de análise de referências no mercado, que permite:
- identificar acertos,
- conhecer um panorama geral de medidas frequentemente tomadas,
- identificar soluções criativas e propor soluções diversificadas,
- conhecer e comparar pontos de vista.
Se tratando do universo corporativo, realizar análises como está, permite acompanhar também o crescimento do setor e diferentes práticas de entregar ao cliente experiências inovadoras.
Como funciona?
Benchmarking diz respeito à análise de referências no mercado, para identificar quais são as medidas positivas e negativas tomadas por determinado negócio.
O termo deriva do inglês “benchmark” que quer dizer referência, sendo o benchmarking a ação dessa busca, pesquisa e estudo da referência.
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Na prática é ainda mais simples entender como realizar a análise. O primeiro passo é escolher/identificar uma ou mais empresas que se destacam em seu segmento.
Dessa forma você estabelece uma referência para o seu negócio e passa a avaliar alguns aspectos dessa empresa definida.
- Para fazer essa escolha, considere alguns pontos, como:
- qual a relevância real dessa empresa no nicho avaliado,
- qual a proximidade desse negócio com o seu (também pode-se considerar a proximidade em termos de objetivo),
- compare realidade (tanto de desenvolvimento do negócio avaliado quanto do seu, assim suas ações são mais lógicas e assertivas),
- quais os interesses e estratégias em comum você possui com o negócio avaliado.
Esses são apenas alguns exemplos para direcionar seu processo de análise.
Lembre-se que conhecer diferentes táticas e adaptá-las aos interesses e objetivos do seu negócio.
O objetivo do benchmarking é corrigir falhas, desenvolver ideias e fornecer melhorias na prestação de serviço ou comunicação de um negócio.
Para evitar que a análise perca o foco ou acabe não trazendo nenhum resultado capaz de redirecionar suas abordagens estratégicas e produzir conhecimento, é preciso considerar os princípios que regem a prática.
Primeiro:
Por se tratar de uma comparação entre estratégias, é preciso contar com fácil acesso às informações dos empreendimentos lidos como referências para o seu negócio.
A transparência é fundamental no processo e deve ser recíproca, afinal de contas pode ser uma excelente ferramenta de enquanto estuda o seu mercado contribuir com informações, ideias e propostas que façam sentido também para oseu cliente.
Inclusive, você pode aproveitar a organização de seus dados e processos para produzir conteúdos que aproximem seu público, seja simplificando a noção de alguns serviços prestados ou comprovando sua expertise na área através de dicas e instruções.
Quanto mais criatividade, relevância e otimização você puder incrementar em suas estratégias, você consegue, ao mesmo tempo que estuda, desenvolver o seu negócio no mercado.
Segundo:
Atenção aos dados coletados. É preciso certificar-se de que as informações obtidas são verdadeiras, para evitar realizar comparações irreais que comprometem a visão e definição de estratégias.
Uma boa medida para evitar se deparar com esse tipo de problema é dedicar um bom tempo a pesquisa e construção de relatórios.
Aproveite também para participar de eventos do seu segmento, construir relacionamento com outras empresas e negócios para construir trocas seguras e produtivas para todos.
Diante dessas medidas, que devem ser avaliadas e colocadas em prática na hora de realizar suas análises de mercado e concorrência, é preciso saber quais os reais ganhos em investir no benchmarking.
Confira quais são:
1. autoconhecimento e criatividade;
2. fortalecimento de estratégias de marketing,
3. otimização e crescimento,
4. aumento do engajamento interno,
5. reconhecimento no mercado,
6. aumento na produtividade e redução de custos,
7. ampliação das relações B2B(empresa para empresa)
Marketing Digital E Benchmarking
O bom uso dessa estratégia encaminha e facilita a tomada de decisão de diversas atividades desenvolvidas em uma empresa, principalmente no setor de marketing.
Busque definir logo nos estágios iniciais como irá realizar essa análise e quais aspectos serão centrais durante sua busca.
Dessa forma, você poderá relacionar os dados coletados com a construção do seu planejamento, promover insights e se preparar melhor para lidar com a concorrência.
Lembre-se que com um planejamento estruturado é possível reconhecer facilmente o que sua empresa deseja comunicar ao cliente.
Delimitar essa comunicação é essencial para garantir o sucesso de suas ações e comunicação com o cliente.
Por isso deve ser pensado inicialmente, durante a organização do briefing.
Para lidar com todas essas análises, informações e pesquisas para produzir bons conteúdos e, principalmente, gerenciar sua relação com o cliente será necessário contar com profissionais habilidosos e experientes.
Apenas com o treinamento devido e o contato diário com soluções de marketing digital que se pode aplicar de maneira objetiva e certeira
Sendo assim, considere entrar em contato com quem pode fazer a diferença na comunicação do seu negócio!
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