Frequentemente tratamos da importância de desenvolver estrategicamente a comunicação capaz de equilibrar os interesses de uma marca com a expectativa do cliente.

Sendo o campo da comunicação, design do produto e produção de conteúdo, indispensáveis para encaminhar o processo. 

Cabe avaliar ainda o empenho do setor como um todo para identificar quais melhorias podem ser desempenhadas para impactar o cliente positivamente.

Neste caso, estamos tratando de benchmarking, um método de análise de referências no mercado, que permite: 

- identificar acertos, 

- conhecer um panorama geral de medidas frequentemente tomadas, 

- identificar soluções criativas e propor soluções diversificadas, 

- conhecer e comparar pontos de vista. 

Se tratando do universo corporativo, realizar análises como está, permite acompanhar também o crescimento do setor e diferentes práticas de entregar ao cliente experiências inovadoras. 

Como funciona? 

Benchmarking diz respeito à análise de referências no mercado, para identificar quais são as medidas positivas e negativas tomadas por determinado negócio.

O termo deriva do inglês “benchmark” que quer dizer referência, sendo o benchmarking a ação dessa busca, pesquisa e estudo da referência. 

Leitura recomendada: 

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Na prática é ainda mais simples entender como realizar a análise. O primeiro passo é escolher/identificar uma ou mais empresas que se destacam em seu segmento.

Dessa forma você estabelece uma referência para o seu negócio e passa a avaliar alguns aspectos dessa empresa definida. 

- Para fazer essa escolha, considere alguns pontos, como: 

- qual a relevância real dessa empresa no nicho avaliado, 

- qual a proximidade desse negócio com o seu (também pode-se considerar a proximidade em termos de objetivo), 

- compare realidade (tanto de desenvolvimento do negócio avaliado quanto do seu, assim suas ações são mais lógicas e assertivas), 

 - quais os interesses e estratégias em comum você possui com o negócio avaliado. 

Esses são apenas alguns exemplos para direcionar seu processo de análise.

Lembre-se que conhecer diferentes táticas e adaptá-las aos interesses e objetivos do seu negócio. 

O objetivo do benchmarking é corrigir falhas, desenvolver ideias e fornecer melhorias na prestação de serviço ou comunicação de um negócio.

Para evitar que a análise perca o foco ou acabe não trazendo nenhum resultado capaz de redirecionar suas abordagens estratégicas e produzir conhecimento, é preciso considerar os princípios que regem a prática. 

Primeiro: 

Por se tratar de uma comparação entre estratégias, é preciso contar com fácil acesso às informações dos empreendimentos lidos como referências para o seu negócio.

A transparência é fundamental no processo e deve ser recíproca, afinal de contas pode ser uma excelente ferramenta de enquanto estuda o seu mercado contribuir com informações, ideias e propostas que façam sentido também para oseu cliente. 

Inclusive, você pode aproveitar a organização de seus dados e processos para produzir conteúdos que aproximem seu público, seja simplificando a noção de alguns serviços prestados ou comprovando sua expertise na área através de dicas e instruções. 

Quanto mais criatividade, relevância e otimização você puder incrementar em suas estratégias, você consegue, ao mesmo tempo que estuda, desenvolver o seu negócio no mercado. 

Segundo: 

Atenção aos dados coletados. É preciso certificar-se de que as informações obtidas são verdadeiras, para evitar realizar comparações irreais que comprometem a visão e definição de estratégias. 

Uma boa medida para evitar se deparar com esse tipo de problema é dedicar um bom tempo a pesquisa e construção de relatórios.

Aproveite também para participar de eventos do seu segmento, construir relacionamento com outras empresas e negócios para construir trocas seguras e produtivas para todos. 

Diante dessas medidas, que devem ser avaliadas e colocadas em prática na hora de realizar suas análises de mercado e concorrência, é preciso saber quais os reais ganhos em investir no benchmarking.

Confira quais são: 

1. autoconhecimento e criatividade; 

2. fortalecimento de estratégias de marketing, 

3. otimização e crescimento, 

4. aumento do engajamento interno, 

5. reconhecimento no mercado, 

6. aumento na produtividade e redução de custos,

7. ampliação das relações B2B(empresa para empresa) 

Marketing Digital E Benchmarking 

O bom uso dessa estratégia encaminha e facilita a tomada de decisão de diversas atividades desenvolvidas em uma empresa, principalmente no setor de marketing.

Busque definir logo nos estágios iniciais como irá realizar essa análise e quais aspectos serão centrais durante sua busca. 

Dessa forma, você poderá relacionar os dados coletados com a construção do seu planejamento, promover insights e se preparar melhor para lidar com a concorrência.

Lembre-se que com um planejamento estruturado é possível reconhecer facilmente o que sua empresa deseja comunicar ao cliente. 

Delimitar essa comunicação é essencial para garantir o sucesso de suas ações e comunicação com o cliente.

Por isso deve ser pensado inicialmente, durante a organização do briefing.  

Para lidar com todas essas análises, informações e pesquisas para produzir bons conteúdos e, principalmente, gerenciar sua relação com o cliente será necessário  contar com profissionais habilidosos e experientes. 

Apenas com o treinamento devido e o contato diário com soluções de marketing digital que se pode aplicar de maneira objetiva e certeira

Sendo assim, considere entrar em contato com quem pode fazer a diferença na comunicação do seu negócio!