Planejar a comunicação faz parte do processo de inserir seu negócio no ambiente digital.
Como todo primeiro passo ele precisa ser bem detalhado, organizado e delimitado conforme os principais objetivos de crescimento da empresa cliente.
Nessa primeira etapa essencial de alinhamento, as agências e profissionais de marketing criam o briefing.
Utilizando esse documento é possível estabelecer uma série de parâmetros na hora de preparar a comunicação para os consumidores daquele produto ou serviço.
Conheceremos mais sobre o processo de construção de briefing e também sobre suas principais características nesse texto.
Continue a leitura.
O que é briefing?
O termo de origem inglesa quer dizer resumo e tem como função, basicamente, apresentar um conjunto dos principais aspectos de uma marca ou produto.
Mas não se engane, o briefing é um documento repleto de informações, por isso ele possibilita a ação de diversos membros envolvidos no projeto como os designers, social media e outros.
Dessa forma eles podem acompanhar e produzir seus materiais da maneira mais estruturada possível, captando a essência do que foi planejado.
Esse documento é indispensável, através dele que identificamos quais ações e estratégias podem ser utilizadas na hora de produzir conteúdos, anunciar, implementar ou combinar estratégias de marketing e muito mais.
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A atividade de construção do briefing não deve ser pensada como algo simples ou dispensável.
O briefing permite e orienta as decisões com base nas pesquisas em relação à empresa cliente, seu propósito e seus clientes.
Neste documento, reunimos de forma investigativa, quais canais e qual tipo de comunicação, por exemplo, devem ser pensadas para cada situação.
O processo de construção do briefing é repleto de camadas e perguntas que visam harmonizar e registrar as primeiras medidas focadas no crescimento e desempenho satisfatório da comunicação.
Quais perguntas fazer na hora de construir o briefing?
Desde perguntas gerais como começou o negócio e qual a ideia por trás de sua origem até perguntas mais específicas para auxiliar a construção de identidade dos conteúdos que serão produzidos.
O profissional precisa estar atento à diversidade de informações que irão surgir nessa conversa e encaminhar a marca até chegar em um consenso lógico que trate de unir as expectativas com as possibilidades de criação.
Clareza e coerência são fundamentais na hora de organizar o briefing.
Também é importante reunir a equipe já com os profissionais certos que trabalharão nesse projeto, assim eles podem fornecer algumas ideias, tirar dúvidas do cliente e propor melhorias adequadas ao projeto.
Vejamos a seguir quais são as características essenciais para produzir o briefing que levará a sua comunicação com clientes a novos patamares.
Características de um briefing:
Primeiro, o briefing reúne em sua composição, informações essenciais da empresa. São elas:
— nome;
— segmento;
— breve histórico (do produto ou cliente);
— breve histórico do negócio.
Como mencionamos, é preciso saber como capturar as informações certas com o cliente e assim tratar de maneira coerente o desenvolvimento das ações.
O planejamento é fruto de uma estruturação completa do briefing, porque só é possível produzir algo se existe uma delimitação e organização, lembre-se disso.
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Aspectos que também fazem parte da construção do briefing:
- detalhamento da persona, é fundamental discutir sobre quem é a persona e investigar quais os melhores canais para chegar até ela;
- pensar estrategicamente, quando se constrói o briefing torna-se mais fácil identificar qual deverá ser a estratégia adotada bem como, quais serão as medidas para conseguir realizar tal ação;
- definição de palavras-chave; seja em redes sociais ou em sites, é nesse momento que o marketing trabalha com assertividade na hora de comunicar o projeto;
- estabelecer metas, quando se constrói o briefing também se estabelecem algumas metas a serem conquistadas.
Por exemplo, se a empresa possui dificuldade em atrair X cliente, é necessário identificar o que está ocasionando essa falha na comunicação.
Em seguida, definir os meios possíveis de resolver tal questão e planejar qual deve ser o processo contínuo para evitar a repetição desse problema.
A assertividade é o propósito central do estabelecimento do briefing, ou seja, quanto mais informações ele agrupa, mais fácil se torna a organização do trabalho e o seu sucesso.
Para produzir um bom briefing também é importante saber conciliar os pedidos do cliente com a rotina de produção dos profissionais e os recursos utilizados no dia a dia da agência.
Então nesse momento é importante ressaltar quais são os formatos apresentados pela empresa prestadora do serviço.
Por isso é tão importante passar por um diagnóstico, com ele você entende, a partir do que está em curso, como melhorar seu desempenho e aqui na Cósmica disponibilizamos um gratuito para você!
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