A mudança é a principal certeza que se pode ter do futuro e se torna cada vez mais desafiador pensar nos próximos capítulos para lidar com o que é proposto, inclusive, quando tratamos de tendências do marketing digital.

Seja o surgimento de novas tecnologias ou a otimização de processos que já estavam em curso, atingir o principal objetivo da comunicação online requer constantes pesquisas e observações. 

Isso torna constantemente necessário o ato de observar, interna e externamente, os processos de comunicação que funcionam e ganham destaque no cenário digital.

Desse modo é possível identificar quais resultados podem ser planejados. 

Pensando nisso, reunimos alguns dos principais dados fornecidos pelo Relatório do estado do marketing em 2021, produzido pela Sales Force, uma das principais empresas estadunidenses na criação de softwares, com destaque para o CRM. Confira!

1- De olho nas métricas,

O relatório confirmou um aumento no uso de métricas por parte dos profissionais de marketing.

Esse aumento também representou mudanças na hora de analisar o crescimento estratégico da marca.

Separamos as 4 primeiras métricas apontadas pelo relatório que, de 2020 para 2021 foram extremamente relevantes e se tornaram constantemente utilizadas para acompanhar o desempenho da comunicação.

São elas: 

- Receita com +12% de crescimento,

- Marketing de performance com +18% de crescimento,

- Análise de satisfação do cliente com +22% de crescimento,

- Engajamento de conteúdo com +23% de crescimento.

Note que essas métricas revelam uma mudança na área do marketing, diversificando o olhar, como, por exemplo, voltando as táticas para a análise da satisfação do cliente.

O contexto do crescimento dessas métricas também envolve as mudanças concebidas nestes dois últimos anos, 78% dos profissionais de marketing afirmam que mudaram ou redefiniram as métricas devido à pandemia.

Em nosso blog, você pode acompanhar os textos sobre Como obter bons frutos no marketing digital através do feedback e Por que é tão importante engajar nas redes sociais? 

Caso queira se aprofundar com dicas e outros dados relevantes relacionados a algumas das tendências de crescimento citadas anteriormente. 

2-  Vídeos, um tópico que não para de crescer; 

A realidade das mudanças nos colocaram diante das telas por mais tempo.

Nossas preferências de consumo por conteúdos não estáticos e a facilidade de consumir esse material, estabeleceram o vídeo como uma das principais estratégias de comunicação dos últimos anos e que continua a crescer.

Graças a promessa do hibridismo e a permanência no estado online, profissionais de marketing esperam que 30% dos seus eventos ocorram nesse formato e os outros 40% acreditam que seus eventos serão virtuais em 2022.

Leituras recomendadas: Vídeo marketing como estratégia 

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3- A expectativa do cliente está relacionada a inovação;

A experiência do consumidor, como vimos, tem ganho cada vez mais destaque nas estratégias e planejamentos de marketing digital, proporcionando uma real mudança na abordagem dos vendedores, seja online ou offline. 

Em relação ao campo digital, os clientes têm procurado por melhores interações, formatos facilitadores e ágeis na hora de realizar suas compras. Cerca de 69% deles admitem que as empresas devem oferecer novos meios para obter produtos ou serviços. 

Essa demanda do cliente já vem sendo respondida, principalmente em redes sociais como o Instagram, através da aba shop, por exemplo.

Também vale lembrar que os mesmos clientes que pedem por novos formatos, esperam inovações e maiores medidas, capazes de envolver a tecnologia para suprir suas principais questões na hora de realizar uma compra. 

4- Os canais do futuro estão no presente; 

Os profissionais de marketing acompanham seus clientes que estão cada vez mais digitais.

Isso possibilitou a melhoria no direcionamento da comunicação, sendo os seguintes canais adotados em massa pelos profissionais para atingir cliente: 

- redes sociais, utilizadas por 91% dos profissionais; 

- anúncios digitais, utilizados por 91% dos profissionais; 

- vídeo, utilizados por 90% dos profissionais;

- conteúdo digital, utilizados por 88% dos profissionais;

- web site/app, utilizadas por 86% dos profissionais;

E outros recursos como o email, utilizado por 76% dos profissionais e o áudio, que tem experimentado um crescimento recente e potente, envolvendo dois terços das organizações  através de podcasts e anúncios de streaming, utilizados por 66% dos profissionais de marketing. 

Outro aspecto envolvendo a estratégia de comunicação com o cliente online é a combinação entre canais de contato.

O relatório aponta que a coordenação entre os canais adotados pela equipe de marketing é fundamental e já faz parte das atividades de 78% desses profissionais, ao se relacionarem com o cliente em tempo real em mais de um canal. 

A pesquisa também aponta um salto de 84% em relação às táticas de marketing adaptadas por conta da interação do cliente, resultando em práticas estratégicas cada vez mais  alinhadas aos interesses dos consumidores. 

Separamos ainda algumas táticas apontadas em destaque pelo relatório, que já são utilizadas ou fazem parte do planejamento futuro dos profissionais de marketing, como: 

- o uso de inteligência artificial no marketing digital;

- marketing de influência; 

- conteúdo interativo; 

- experiências virtuais. 

Quanto à inteligência artificial, vale a pena ressaltar alguns apontamentos da pesquisa.

Por conta da constante interação de pessoas com essa tecnologia, os profissionais de marketing buscam cada vez mais inserir otimização em processos para os clientes.

57% dos profissionais já aderiram à IA em 2020, enquanto 60% dos clientes dizem que estão abertos a incorporar essa tecnologia para melhorar suas experiências. 

O relatório utiliza a tomada de decisão de profissionais de marketing na hora de lidar com os seus clientes entre outras metodologias para projetar os procedimentos e demandas impostas pelas mudanças nos campos  tecnológicos, sociais e comportamentais do usuário.

Resolvemos tratar neste texto de alguns aspectos e dados obtidos na pesquisa para entender o que fará parte da rotina dos profissionais de marketing em 2022 e como eles podem se preparar para melhor se relacionar com seus clientes. 

Lembre-se de que o marketing digital é coisa séria e precisa ser pensado de maneira estruturada para permitir o crescimento e sucesso dos empreendimentos.

Por isso, disponibilizamos o diagnóstico gratuito de marketing digital para ajudar marcas e negócios que desejam encaminhar sua comunicação da melhor maneira possível. Conte com a Cósmica para alavancar seus resultados!