O ano que passou se manteve atípico. O mundo inteiro continuou apreensivo em relação à pandemia, mas foi, aos poucos, aprendendo a ter esperança com as resoluções que começavam a surgir.

Em 2021 vivenciamos um mix de momentos, inquietações e dúvidas que valem a pena serem analisadas.

Para isso, preparamos este post para relembrar quais foram as palavras-chave mais pesquisadas no Google, apresenta dicas de conteúdo e ensina como aproveitar ao máximo o recurso na hora de produzir materiais. 

Por que falar de palavras chaves? 

O termo palavras-chave é muito utilizado para comunicação, criação de conteúdo e até relacionamento de uma empresa com o seu cliente.

Através do entendimento desse termo e o seu bom uso é possível desenvolver estratégias sólidas, atuais e condizentes com o seu público. 

A definição é simples, palavras-chave são responsáveis por sintetizar um assunto ou tópico e facilitar a busca por determinada temática.

Abordamos em um exemplo real para você captar de cara o impacto das palavras-chave, confira a seguir. 

Em 2021, no mês de janeiro, o termo mais procurado no tópico saúde foi “vacina”.

Esse foi o período de início da vacinação no Brasil e o momento que inúmeras reportagens, notícias, vídeos entre outras matérias que abordavam o assunto mais pesquisado do momento estavam sendo produzidas e ranqueadas no Google e demais buscadores. 

Ou seja, para criadores de conteúdo e outros profissionais responsáveis por produzir materiais de comunicação, trabalhar com os tópicos mais relevantes e pesquisados pelo público garante maior destaque e posicionamento no Google.

Permitindo que os internautas acessem mais rapidamente os conteúdos que utilizam essas palavras-chave. 

Leitura recomendada: Como um blog de negócios eficaz pode aumentar seu SEO 

4 formas do SEO ajudar a sua empresa durante a pandemia 

Por que é tão importante engajar nas redes sociais? 

No entanto, a prática não significa apenas utilizar um termo.Na verdade, o real potencial das palavras-chave se dá através da combinação estratégica entre as palavras que resumem o conteúdo.

Para identificar quais são essas palavras é importante analisar a persona a quem se destina a sua comunicação, quais termos são frequentes nos buscadores e realizar comparações entre eles.

Também é necessário considerar a relevância para o seu nicho e o peso que aquele termo pode desempenhar.

Pense que as palavras-chave dizem respeito a segmentação e direcionamento para determinada interpretação e comunicação. 

Então talvez não faça sentido para o seu negócio fazer uma publicação sobre o meme mais pesquisado no Google, aquele relacionado ao termo cringe.

Por falar em meme, não deixe de conferir nosso texto e Descubra como utilizar memes na sua estratégia de marketing digital.  

Perceba que a palavra-chave beneficia a comunicação, conduz a criação de materiais e ainda possibilita atrair pessoas diferentes com interesses comuns.

Claro que é preciso planejar bastante e pesquisar incessantemente para oferecer coerência, inovação e criatividade na escolha dos termos-chave para seu conteúdo. 

Confira mais algumas palavras-chave por segmento: 

Acontecimentos: 

1- Olimpíadas 2021

2- Vacina COVID-19

3- Whatsapp fora do ar

O que? : 

1- O que é cringe?

2- O que é basculho?

3- O que aconteceu com o WhatsApp?

Como fazer? : 

1- Como fazer horta em casa

2- Como fazer brinquedos para gatos

3- Como fazer um Pix 

Séries:

1- Round 6

2- Bridgerton

3- Cidade Invisível

Todas essas palavras-chave foram retiradas de um dos principais buscadores, o Google.

A plataforma costuma elencar as maiores buscas em uma retrospectiva de trend topics (tópicos em alta) para auxiliar a visualização de informação sobre determinado assunto. 

Dessa forma é possível identificar interesses variados e específicos, principalmente quando a pesquisa é realizada considerando filtros, como, dias da semana e outros para apontar quais são os termos do momento.

Assim o conteúdo pode ser preparado considerando a relevância de determinado assunto, conciliando a demanda das pesquisas.

Perceba que é preciso estar continuamente pesquisando e acompanhando a sua persona para identificar qual melhor forma de se comunicar com ela.

O termo “aluguel de carros”, por exemplo, chega a ser 98 vezes mais pesquisado do que o termo “aluguel de veículos”, no mesmo período.  

Isso quer dizer que seus conteúdos devem dar preferência para palavras utilizadas pela audiência para encontrar o que se procura na internet.

É importante adequar o texto, mas sem deixar de lado outras expressões equivalentes para diversificar a publicação. 

Lembre-se sempre de conduzir seu conteúdo pensando na otimização de todos os processos, desde a escolha do tema que será abordado até as referências e palavras que aparecem em seus posts.

Por isso, contar com uma agência de marketing digital para produção de conteúdo pensado estrategicamente para web é um diferencial para o seu negócio, basta entrar em contato!