A automatização de processos repetitivos é fundamental para garantir agilidade na prestação de serviços, principalmente quando se trata da comunicação online com o seu cliente nos canais disponibilizados para tal contato.
Ou seja, é preciso pensar e adaptar sua comunicação.
Sabemos quanto é difícil dar conta de múltiplos processos em seu negócio, por isso consideramos o chatbot como uma peça fundamental para promover um bom atendimento ao seu cliente de modo satisfatório.
Afinal, não é possível ficar online o tempo inteiro para tirar dúvidas, gerenciar vendas, oferecer produtos do interesse dos clientes ou até mesmo resolver problemas.
Sendo assim, com o chatbot bem programado é capaz ainda de segmentar os clientes, facilitar o contato, direcionar a atenção dos atendentes, encaminhar o contato e auxiliar sua jornada de compras, também.
Todos esses aspectos citados fazem parte dos benefícios e bem como os usos do chatbot de forma estratégica.
Note que eles precisam se relacionar com o objetivo de cada contato, o canal utilizado e as personas a quem se destina.
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O que seria exatamente o chatbot?
Bem, o chatbot é um chat em que você conversa com um robô ensinado a responder perguntas específicas e auxiliar durante alguma ação em um site.
O chatbot também pode ser configurado para redes sociais, mas falaremos disso adiante.
Primeiro, vamos destrinchar um pouco mais sobre o funcionamento do chatbot.
O objetivo central do chatbot é fornecer uma interação rápida, eficiente e satisfatória para o usuário 24h por dia.
Isso porque ele é pensado para lidar com o contato independente do horário de funcionamento da empresa.
Pense que estar disponível é uma vantagem comercial e faz toda a diferença para o seu cliente na hora de decidir sobre uma compra.
Na pesquisa realizada pelo MarketsandMarkets, instituto de pesquisas, relatórios de mercado e consultoria, foi percebido que as empresas conseguem reduzir em 30% o custo de atendimento ao cliente quando inclui chatbots para otimizar o processo de conversação.
A pesquisa constatou também que, por conta do dinamismo oferecido pelos chatbots e as novas demandas dos consumidores, esse formato de contato terá um acréscimo de 23,5% globalmente até 2026.
Ou seja, será cada vez mais comum e rentável para as empresas disponibilizar o contato via chatbot aos seus clientes.
Os chatbots estão disponíveis e divididos em duas categorias, aqueles integrados através de um site próprio para a criação de chatbots — sendo personalizados conforme o propósito da utilização — e aqueles que possuem um algoritmo particular, perfeitos para lidar com um grande fluxo de informações.
Ambos os formatos utilizam a inteligência artificial para produzir suas respostas previamente definidas.
Como mencionado anteriormente, podem ser adequados conforme o propósito de uso, veja a seguir alguns exemplos.
1- Chatbot para dúvidas frequentes;
Esse é um dos formatos mais comuns de uso do chatbot, por meio desse canal o cliente pode tirar dúvidas específicas sobre determinado tópico.
Por exemplo, informar o horário de funcionamento da empresa ou até mesmo conferir a disponibilidade de um produto no estoque.
Esse formato de atendimento é focado em retornar com especificidade alguma informação requerida pelo cliente e funciona muito bem para estimular o relacionamento com o cliente.
2- Chatbot conversacional;
Utilizado para conversar com o cliente e oferecer, conforme a temática da interação, podendo oferecer informações e produtos da empresa.
Esse chat é utilizado quando se deseja informar, contar uma história e aumentar o entrosamento com o cliente por meio do entretenimento.
3- Chatbot de escudo;
Com esse chatbot resolvemos trocas de senhas, atualizações de cadastros, recebemos ajuda no preenchimento de formulários e diversas outras atividades mais rotineiras que podem precisar de algumas instruções ao longo do processo.
Seu uso é muito comum e também pode servir para que os clientes enviem reclamações ou solicitem outro tipo de atendimento.
Lembra que no começo do texto mencionei o uso do chatbot em redes sociais? Então, vejamos como podemos utilizar o chatbot no WhatsApp.
Chatbot no WhatsApp
Por ser acessível, é um dos principais canais para as empresas entrarem em contato com seus clientes, vice e versa.
Por meio do WhatsApp Business a empresa consegue configurar, após solicitar a API (Interface de Programação e Aplicação) da rede social, quais mensagens deverão ser enviadas a partir de determinadas perguntas ou solicitações realizadas pelo cliente.
O processo também pode ser realizado em outras redes sociais como o Facebook Messenger e dar conta da comunicação de cada canal, desde que haja planejamento sobre o propósito da utilização de cada um deles.
Lembre-se sempre que o atendimento virtual precisa ser humanizado e fornecer segurança aos usuários daquele canal de comunicação.
Também é importante destacar que o processo pode ser adotado para segmentar o contato com os clientes e agilizar a resolução de problemas, dúvidas ou pedidos.
Saiba que ainda é possível configurar algumas mensagens básicas no próprio aplicativo como as saudações de boas-vindas e avisos de encerramento das atividades em determinado período.
No entanto, para manter um diálogo virtual, disponível 24h por dia para o seu cliente e de maneira otimizada, é preciso integrar o chatbot ao aplicativo.
Para tal, considere contar com quem entende do assunto e está disposto a garantir que essa inovação faça mais pelo seu negócio.
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