Captar a atenção durante a época mais festiva do ano é um desafio que, com as ferramentas certas, pode ser ultrapassado com sucesso.

Em meio a tanta euforia, é preciso planejar bem a comunicação com o seu cliente para garantir que você seja ouvido e os desejos do cliente possam ser atendidos. 

Lembre-se que nesta época a procura por bens e serviços cresce bastante, então é necessário destacar o seu negócio com a personalização ideal para o seu cliente. 

Persona e personalização;

O cliente ideal preenche uma série de requisitos para ocupar tal papel e se você ainda não sabe quem é o seu cliente ideal, confira nosso blog post te explicando tudo sobre o tema. 

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Então, esse cliente possui o perfil de quem se interessa ou pode vir a se interessar pelo que você oferece.

Por isso a comunicação do seu produto também precisa estar alinhada à resolução de problemas do cliente, por meio do que é oferecido pelo seu negócio. 

O primeiro passo para se conectar com a persona pode ser resumido então na personalização.

Pensando ainda em reter esse cliente, é preciso se concentrar no pós venda.

O momento depois da compra é muito importante e seguir mantendo contato é fundamental para garantir a continuidade do sucesso de seu negócio. 

Para isso, desenvolva e planeje campanhas que ofereçam benefícios para este cliente, envie e-mails ou teste a comunicação em outros canais autorizados pelo seu cliente para o contato.

Tenha sempre em mente que seu cliente precisa ser impactado por algo relevante.

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Quanto a isso, a estratégia de  marketing de conteúdo é indispensável para entregar aos clientes um material significativo, principalmente porque é preciso chamar a atenção com novidades e criatividade, fugindo do óbvio e das caixas de spam, que acabam sendo o destino de diversos email criados sem segmentação. 

Leitura recomendada: 7 práticas de E-mail Marketing para aumentar o ROI  

Note que, para se aproximar do cliente também é necessário se preocupar com o canal em que essa comunicação será feita.

Pense nos formatos, nos elementos, no sentido e não se esqueça de alinhar essas informações aos dados fornecidos pelos seus clientes, para garantir o toque único em sua comunicação. 

E como fazer isso? 

Experimente começar combinando o marketing de conteúdo com estratégias de feedback.

Essa união faz com que seus clientes sejam atraídos por algo criativo e denso como, por exemplo, um infográfico contendo dicas de como aproveitar determinado produto. 

Ou ainda pensando no marketing digital, um email contendo uma promoção.

Perceba que as possibilidades de se conectar com o cliente são vastas se você utilizar materiais ricos e inovadores para seus clientes.

Como unir o marketing de conteúdo com o feedback? 

Simples, basta ouvir/ler, analisar os comentários ou respostas dos seus clientes.

Essa ação possibilita identificar erros e, também, coletar ideias para desenvolver futuramente.

Consultar os seus clientes sobre o que funciona e o que não funciona, auxilia a firmar os laços e permite que seu negócio seja visto como um ambiente receptivo e adaptável para  o cliente. 

É claro que você ainda pode estabelecer outras conexões utilizando diferentes táticas combinadas ao marketing de conteúdo.

Basta analisar qual prática melhor se aplica à realidade do seu negócio, e se precisar de ajuda saiba que pode entrar em contato conosco.

Disponibilizamos gratuitamente o formulário de marketing digital para identificar o que pode ser aperfeiçoado com as estratégias de marketing digital.