28 de maio de 2021

Descubra qual a rede social certa para o seu negócio

As redes sociais ocupam um papel importante na comunicação. De forma estratégica e combinada com o marketing digital, a comunicação nas redes pode ser ainda mais valiosa para a empresa que busca expandir seus horizontes e se estabelecer no universo online. 

Isso quer dizer, ainda, que a relevância das redes está relacionada com os múltiplos recursos oferecidos. Então além de comunicar, relacionar e ganhar visibilidade, as marcas podem, também, aumentar as vendas através desses canais.

Dizer não às redes significa dizer não ao crescimento e aos novos clientes. 

É fundamental estar presente onde seus consumidores estão e fortalecer a comunicação com essa audiência. 

Dito isto, listei alguns dos motivos que respondem a seguinte pergunta, por que estar  nas redes? 

1- Marcar presença; 

Praticamente todas as pessoas estão utilizando uma mídia digital para se conectar, buscar produtos e informações. Não dispense a oportunidade de estar visível para quem tem interesse no seu serviço ou produto. 

2- Consolidar a comunicação;

Tirando dúvidas, informando sobre novidades e promoções. O seu cliente precisa saber que será bem atendido virtualmente e que poderá contar ainda com agilidade e inovação. 

3- Vendas; 

Com a nova adaptação para as demandas de vendas, que estão em expansão, as redes sociais têm procurado oferecer serviços que facilitem a vida dos usuários para realizar essa ação.   

Seja, por exemplo, disponibilizando a indexação de links de redirecionamento para uma caixa de diálogo, em que é possível fazer um pedido ou acessar um site com todo o seu catálogo virtual. 

Agora, como analisar a rede certa? 

Para dar start ao  processo, é preciso entender que não adianta marcar presença em todas as redes sociais de forma aleatória. Muito menos divulgar um conteúdo genérico para seus clientes. 

Procure observar o seu negócio, quais soluções você deseja oferecer, o que pretende atingir com o seu produto ou serviço, como quer ser percebido e outros. 

Pesquise e analise as redes que você acredita fazerem sentido para o seu negócio e defina qual será o formato adequado para se conectar com os consumidores e compartilhar do seu produto. 

Adianto que contar com uma agência para realização desse processo facilita e encaminha de maneira mais satisfatória a tomada da decisão. Confira o diagnóstico gratuito de marketing digital que disponibilizamos para você aqui e entenda o que precisa ser feito. 

É preciso, ainda, investigar se o seu público está presente nas redes que você pensou e também se elas são coerentes com a sua proposta de conteúdo. Afinal, para atrair é preciso oferecer algo em troca. 

Este algo precisa ser condizente com o perfil da persona e da sua marca. 

Portanto,  é fundamental seguir alguns passos antes de produzir conteúdo para as redes. Vamos tratar deles a seguir. 

- Planejar e investir; 

O planejamento é responsável por guiar o processo e evitar um gasto desnecessário de recursos. 

É nessa hora que a empresa precisa buscar entender qual mensagem ela quer transmitir em seus canais e como deseja que essa ação seja encaminhada. 

Por exemplo, seu ramo é alimentício. Seu produto é extremamente visual e atrativo, é preciso investir em canais em que a imagem seja centrais. Dependendo do seu público, também pode ser interessante adotar canais de vídeo como YouTube ou Tik Tok, compartilhando receitas, dicas e vlogs com seus consumidores.

Leitura recomendada: Vídeo marketing como estratégia 

É válido também se preocupar em definir quais ferramentas disponibilizadas nas redes serão utilizadas para promover, não só uma boa interação e possivelmente a venda, mas também, uma relação satisfatória com o cliente. 

Consequentemente, é importantíssimo adequar o tom de conversa respeitando os valores da empresa e também seus consumidores.

A comunicação precisa, antes de qualquer coisa, fazer sentido para o destinatário. 

Sendo o tópico seguinte, essencial para o desenvolvimento desse aspecto. 

- Marketing de Conteúdo 

Através do marketing de conteúdo, a equipe responsável pela comunicação da empresa ou instituição, se encarrega de produzir, promover e publicar conteúdos customizados para o público. 

Lembrando que esse conteúdo considera o perfil desses clientes e busca alinhar a experiência deles com o serviço ou produto oferecido. 

Procurando sempre trazer aquilo que é relevante e transmite de forma objetiva exatamente o que seus clientes desejam saber. 

Confira um post dedicado especialmente ao assunto: Crie uma estratégia de Marketing de Conteúdo para a sua empresa 

Outros benefícios do marketing de conteúdo são o  fortalecimento dos recursos pagos orgânicos, aumentando assim a autoridade da marca no ramo. 

Leitura complementar: A mídia paga como estratégia para alavancar o seu conteúdo  | Mídia orgânica funciona? Entenda as principais vantagens e desvantagens para o seu negócio  

Vejamos agora algumas dicas centrais sobre o uso das redes socais para te auxiliar no processo de escolha. 

Considere, sempre, a importância da pesquisa, planejamento e investimento para o processo. Que ao ser  feito por uma agência especializada em marketing digital, com habilidade comprovada e profissionais experientes, atinge os objetivos de modo mais nítido e satisfatório. 

1- Entenda seu público e planeje ações que correspondam com as necessidades deles. Com essa ação, o seu conteúdo ganha um direcionamento mais lógico e afeta quem realmente se preocupa com as questões levantadas por você e o seu negócio. 

2- Invista em estratégias de marketing digital; não adianta entender a rede sem ter uma estratégia para aproveitar os recursos que ela disponibiliza

3- Crie conteúdo estratégico e personalizado; faz parte do processo anterior, na verdade, ele funciona como um dos objetivos em investir no marketing digital. 

4- Analise as redes; entenda os seus recursos e combine com sua estratégia para pôr em prática as publicações, campanhas, divulgações e outros. 

Dedique-se a entender recursos básicos, como funciona o processo de engajamento, quantas pessoas utilizam aquela rede e qual a frequência, se são, de fato, seus clientes ideias e principalmente foque em otimizar a comunicação nesses meios. 

Para realizar essa tomada de decisão é válido contar com o apoio de profissionais experientes na área, os social media. 

São eles os responsáveis pela comunicação do produto e da marca no universo das redes, bem como a nutrição e criação de campanhas, posts e interação dos usuários com o seu produto ou serviço. 

E sabe onde encontrar bons profissionais? Na agência Cósmica! Entre em contato conosco, nossa equipe de criativos está disposta a garantir que o seu negócio alcance bons resultados com o marketing digital.