25 de novembro de 2020

Crie uma estratégia de Marketing de Conteúdo para a sua empresa

O Marketing de Conteúdo ajuda a aumentar o SEO, constrói embaixadores da marca e promove a amplificação por meio do compartilhamento social. Ao criar conteúdo, você mostra ao mundo que oferece mais do que apenas um produto ou serviço. Também ajuda a construir relacionamentos com seu público e a cultivar a conversa.

Qualquer pessoa pode criar conteúdo. Criar conteúdo com sucesso é uma história diferente. Os consumidores estão cansados ​​de conteúdo chato que não é útil nem interessante. Lembre-se de que sua empresa está lutando com todas as outras empresas na Internet pelo valioso tempo de cada cliente. Entender isso ajuda a explicar por que você precisa levar a criação de conteúdo mais a sério.

O marketing de conteúdo de sucesso começa com um plano. Se você acompanha o nosso blog, já deve saber que a especialidade da Cósmica é o Marketing de Conteúdo. Caso esteja aqui em primeira viagem, que tal sacar a nossa perspectiva a partir de publicações anteriores? Lá vai uma indicação: 6 formas de aumentar a autoridade de marca com as redes sociais

Considere o seguinte:

Quem é seu público? Existem diferentes tipos de consumidores. Onde está o seu público mais propenso a converter? O que é importante para eles? O que eles consideram o fator decisivo para a realização das compras? Coloque o seu público em primeiro lugar antes de criar um conteúdo.

Encontre a voz da sua marca, busque autoridade. Uma voz é algo que um cliente deve ser capaz de entender a partir de seu conteúdo. Se sua empresa se considera profissional e confiável, o conteúdo deve corresponder a isso. Se sua marca tem mais a ver com ser pessoal e identificável, você deve contar ao seu público.

O que faz sua marca se destacar? Se você não quiser compartilhar nada valioso, não há incentivo para o seu cliente entrar em sintonia. Para fazer seu conteúdo se destacar de todo o barulho, você precisa descobrir que seu nicho sabe o que os outros não.

Depois de ter um bom entendimento do que compartilhamos acima, é hora de traçar um plano.

Chuva de ideias. Brainstorming significa que a equipe está se reunindo, trocando ideias e reconhecendo-as. Permitir que as ideias fluam e cresçam naturalmente levará a desenvolvimentos inesperados e emocionantes. O brainstorming funciona melhor quando você escolhe cuidadosamente um pequeno número de pessoas que compartilham o mesmo objetivo. Envolver muitas pessoas pode causar distrações e ser menos produtivo. Se sua empresa possui uma grande equipe de marketing, você pode tentar dividi-la em grupos menores.

Você pode configurar uma pasta compartilhada onde pode guardar coisas que o inspiram o dia todo; pode ser uma imagem, uma palavra ou algo que seu colega de equipe disse. Esses itens podem parecer pequenos no momento, mas você não sabe o que mais eles podem inspirar, então mantenha-os.

Crie conteúdo. Descubra quem é responsável por seu conteúdo e quando ele é publicado, especialmente quando você faz parte de uma equipe com muitas responsabilidades compartilhadas. Você não gostaria de ficar sem nada para postar nas redes sociais ou adicionar ao seu boletim informativo. A criação e manutenção de um calendário editorial são, portanto, fundamentais. Não importa a frequência com que você cria e compartilha conteúdo, você ainda está criando um relacionamento com seu consumidor. Você quer que seu público se acostume a interagir com seu novo conteúdo e, em seguida, fique ansioso por isso; portanto, a consistência é vital. Esqueça os dias em que você deve criar artigos de 500-1000 palavras, contando apenas com a palavra-chave no título. Em vez disso, concentre-se na produção de material em profundidade. Tópicos de seu interesse, relacionados à sua marca e sobre os quais deseja escrever, e procure oportunidades de aprimorá-la e fazer com que seu público aproveite e compartilhe.

Amplifique seu conteúdo. Não importa o quanto você tenha trabalhado nisso, o conteúdo é inútil se ninguém o ver. Criar conteúdo é apenas a primeira etapa da jornada, e a segunda etapa é compartilhá-lo. Para promover seu conteúdo de forma eficaz, você precisará decidir quais canais são mais eficazes para divulgar a mensagem. Publicar, anunciar e distribuir conteúdo em maior extensão é como você o amplifica. Você aumenta sua visibilidade promovendo e compartilhando seu conteúdo, levando a maiores probabilidades de ganhar backlinks.

Uma estratégia é procurar citações que você pode compartilhar de sua postagem no blog, podcast e assim por diante, e depois compartilhá-las nas redes sociais com links para o material original. Também é melhor escolher mensagens que ressoem melhor em cada uma das redes de mídia social - o que funciona no LinkedIn provavelmente não funcionará no Facebook e outras plataformas. Escolha algo breve e fácil de entender, além do sentido de todo o artigo, que também convida o leitor a saber mais. Observe que há uma variedade de maneiras de reutilizar seu conteúdo, por exemplo, você pode distribuir suas postagens, criar versões para download de seu conteúdo (white papers) ou até mesmo hospedar um webinar.

Gerencie e analise seu conteúdo. Seria melhor se você tivesse ferramentas de monitoramento e análise adequadas para avaliar o desempenho de seu conteúdo com precisão. As empresas que investem em marketing de conteúdo devem descobrir maneiras de produzir e atualizar seu conteúdo ao longo do tempo. A auditoria de conteúdo antigo permite que uma empresa crie conteúdo futuro nos mesmos moldes de suas peças de melhor desempenho em seu site ou mídia social. A análise adequada fornece insights que podem aumentar a visibilidade (e conversão) do conteúdo atual e futuro.

Um bom plano estratégico certo irá ajudá-lo a obter muito mais dos seus esforços de marketing. Cada movimento irá ajudá-lo a progredir e pode ajudá-lo a alinhar sua estratégia de marketing de conteúdo para ampliar seus resultados.

Como é a sua estratégia de autoridade de marca?

Criar buzz em torno de sua marca pode exigir um pouco de experiência, mas ter uma estratégia de conscientização dedicada continua sendo a preocupação número um das empresas hoje.

E, ao seguir os princípios descritos acima, você se posiciona para se tornar uma marca que se destaca na mente do seu público. Caso ainda se sinta perdido sobre o conceito e como colocá-lo em prática, não há motivo para desespero: a Agência Cósmica pode te ajudar. Entre em contato com o nosso atendimento e esclareça as suas dúvidas. Vamos fechar um orçamento!

Ah, e lembre-se que a Cósmica oferece diagnóstico de Marketing Digital gratuito, que você pode utilizar para dar os primeiros passos em direção à presença digital do seu negócio. É possível acessá-lo através do nosso formulário. É rapidinho, e em seguida você poderá conversar com o nosso time de especialistas. 

Até a próxima publicação!

Leia também: “Como criar uma landing page com alto potencial de conversão”